PUBLICIDADE

Garotos Detetives Mortos | Por que eles "voltaram à vida" nas HQs de Sandman?

Os Garotos Detetives Mortos, que chegam nesta semana à Netflix, têm tudo a ver com o universo de Sandman

24 abr 2024 - 22h21
(atualizado em 25/4/2024 às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Mestre dos Sonhos mal chegou à Netflix e já pode se gabar de iniciar seu próprio "universo cinematográfico" na plataforma de streaming, antes mesmo da estreia de sua segunda temporada. Garotos Detetives Mortos, derivado direto de Sandman, estreia nesta semana, inclusive com uma clara conexão à sua atração original. E quem são eles? Como saíram das tramas de Neil Gaiman?

Foto: DC Comics / Canaltech

Antes de chegar à dupla em si, é preciso detalhar o contexto em que eles estrearam. Nos bastidores, Sandman já conquistava o planeta como a primeira HQ ao conquistar a liderança das publicações mais lidas do The New York Times em 1990, com Sandman #19, que trouxe Sonho de Uma Noite de Verão, baseada na obra de William Shakespeare. 

Então, quando a saga Estação das Brumas deu início à metade da saga do título mensal titular, muitos queriam ver o máximo de Sandman que o selo Vertigo da DC Comics pudesse oferecer. Assim, a editora passou a trabalhar em derivados, como Morte e Coríntio, assim como Garotos Detetives Mortos.

Nessa época, o autor Neil Gaiman já queria criar algo que fosse uma combinação macabra de dois gêneros da ficção infantil britânica: a literatura de internato e as histórias de detetives adolescentes.

Charles Rowland e Edwin Paine, ao fundo, às esquerda e direita, respectivamente, até fazem uma nova amizade (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Charles Rowland e Edwin Paine, ao fundo, às esquerda e direita, respectivamente, até fazem uma nova amizade (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Foto: Canaltech

Assim, no ano seguinte, em Sandman #25, Charles Rowland e Edwin Paine protagonizaram uma edição inteira, como parte do resultado da briga entre Morpheus e Lúcifer na saga Estação das Brumas.

Atenção para spoilers das HQs de Sandman e Garotos Detetives Mortos!

Por que eles "voltaram à vida"?

Bem, a estreia da dupla se situa em um momento da saga de Sandman em que Morpheus precisa confrontar Lúcifer com o objetivo de tentar libertar sua antiga amada, Nada, de uma das prisões do Inferno.

Em uma atitude surpreendente em Estação das Brumas, Lúcifer corta suas asas e decide "abrir um piano-bar" e dá a chave do Inferno para Sandman. Isso causa uma grande briga pelo poder entre as várias entidades e divindades, afinal, todos querem as almas que estão no Inferno — note que, embora a série de TV Lúcifer tenha saída também dessa trama, a atração não citava o Mestre dos Sonhos e, canonicamente, não faz parte do "universo cinematográfico" de Morpheus na Netflix.

Você pode acompanhar nas revistas o final da trama, pois o mais importante para o que estamos falando acontece justamente nesse ponto: muitas das almas que estavam no Inferno acabam escapando para a Terra, como é o caso de Charles Rowland e Edwin Paine. 

Em 1916, Edwin Paine foi assassinado em seu internato, onde foi perseguido por uma ameaça invisível através de um longo corredor durante várias décadas. Como resultado do que ocorre em Estação das Brumas, o Inferno vê a fuga de seus residentes e a escola acaba invadida pelas almas de antigos professores e alunos.

A série mais recente dos Garotos Detetives Mortos chegou às prateleiras no ano passado (Imagem: Reprodução/DC Comics)
A série mais recente dos Garotos Detetives Mortos chegou às prateleiras no ano passado (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Foto: Canaltech

Charles Rowland era o único aluno vivo na escola durante esses eventos, pois todos os outros já tinham saído de férias; os professores que ficaram para trás foram vítimas de vários horrores. Paine, então, ajuda Rowland contra as almas malignas e, mesmo depois de morrer, aparece como um fantasma e renuncia à vida após a morte, ficando ao lado de Paine para resolver casos sobrenaturais.

É claro que a Morte, irmã de Sandman, não concorda muito com essa história, afinal, até mesmo entidades e seres como eles precisam seguir regras universais. E é por isso que, já nos trailers da atração da Netflix, a Morte parte em busca dos dois, pois ela precisa levá-los de volta ao Inferno.

Depois de sua aventura inicial, os Garotos Detetives Mortos fizeram tanto sucesso que, desde 1991, eles continuam aparecendo em especiais do Universo de Sandman dentro da DC Comics. A mais recente publicação foi uma série limitada de seis edição The Sandman Universe: Dead Boy Detectives, lançada entre 2022 e 2023.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade