PUBLICIDADE

F1 | Por que as primeiras corridas serão no sábado?

Corridas inaugurais da temporada 2024 da Fórmula 1, GPs do Bahrein e da Arábia Saudita serão aos sábados em respeito ao Ramadã

1 mar 2024 - 12h00
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem está ansioso pelo retorno da Fórmula 1 neste final de semana já deve ter reparado em algo peculiar no calendário de 2024. Neste ano, as duas corridas inaugurais da temporada, os Grandes Prêmios do Bahrein e da Arábia Saudita, acontecerão aos sábados, com todo o cronograma da prova adiantado em um dia por conta disso.

Foto: Divulgação/F1 / Canaltech

Não se trata do fuso horário que, nas provas sediadas na Ásia, por exemplo, fazem com que as corridas sejam transmitidas no Brasil na madrugada de sábado para domingo. O motivo é religioso, relacionado principalmente à disputa que será realizada na Arábia Saudita, enquanto as regras da Fórmula 1 acabaram ocasionando o adiantamento, também, da corrida deste final de semana.

Ramadã mudou calendário da Fórmula 1 em 2024

O Ramadã é um período sagrado para os islâmicos, pois foi nele que Allah enviou as escrituras ao profeta Muhammad. Ao longo de um mês, os muçulmanos seguem uma série de regras voltadas à aproximação das pessoas com a divindade, o que inclui jejuns, orações e leituras diárias do Alcorão. Expedientes comerciais também são reduzidos, enquanto há um incentivo maior à prática de caridade.

Período do Ramadã, sagrado para os muçulmanos, gerou adiantamento do GP da Arábia Saudita, enquanto regras também obrigaram mudança na data da prova inaugural, no Bahrein (Imagem: Divulgação/F1)
Período do Ramadã, sagrado para os muçulmanos, gerou adiantamento do GP da Arábia Saudita, enquanto regras também obrigaram mudança na data da prova inaugural, no Bahrein (Imagem: Divulgação/F1)
Foto: Canaltech

Não há data fixa para o início deste período, que acompanha o calendário lunar e, neste ano, começa em 10 de março — justamente o domingo em que aconteceria o Grande Prêmio da Arábia Saudita, no calendário tradicional. A revelação do Alcorão, aliás, teria ocorrido no próprio país, o que faz com que seus cidadãos sigam o Ramadã à risca.

Com isso, a FIA (Federação Internacional do Automóvel) optou por adiantar o calendário de corridas no país em 2024. Entretanto, isso gerou uma outra questão: de acordo com as regras da Fórmula 1, é obrigatório um intervalo mínimo de sete dias entre uma corrida e outra, o que fez com que a mudança de data também atingisse a corrida do Bahrain.

Para respeitar as regras do Ramadã e também o regulamento interno do esporte, então, o primeiro Grande Prêmio de 2024 também vai acontecer em um sábado. Tudo volta ao normal no Grande Prêmio da Austrália, que acontece no dia 24 de maio. Por pouco, aliás, ela também não cai em um sábado, pelo menos no fuso horário brasileiro, indo ao ar à 1h do domingo.

Outras corridas da F1 já aconteceram aos sábados

O exemplo mais recente de prova da Fórmula 1 deixando o tradicional domingo de lado aconteceu no ano passado. O Grande Prêmio de Las Vegas foi realizado em um sábado à noite para aproveitar o fervor e as luzes da Cidade do Pecado, marcando a primeira vez que uma mudança desse tipo aconteceu em 38 anos.

Grande Prêmio de Las Vegas de 2023 foi a primeira prova da Fórmula 1, em 38 anos, a ser realizada em um sábado, para aproveitas as luzes e neons da cidade (Imagem: Divulgação/F1)
Grande Prêmio de Las Vegas de 2023 foi a primeira prova da Fórmula 1, em 38 anos, a ser realizada em um sábado, para aproveitas as luzes e neons da cidade (Imagem: Divulgação/F1)
Foto: Canaltech

Olhando mais para o passado, porém, é curioso notar que a primeira corrida de Fórmula 1 da história, o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1950, aconteceu em um sábado. Outras mudanças curiosas incluem o GP da Suécia de 1978, que coincidiria com partidas da Copa do Mundo daquele ano, e uma corrida na Espanha em 1972, marcada para uma segunda-feira, aproveitando o feriado prolongado de Dia do Trabalho no país.

No Brasil, a Fórmula 1 é transmitida oficialmente pela Band e pelo canal à cabo BandSports. Pela internet, a prova é exibida pelo serviço de streaming da emissora, o BandPlay, enquanto a categoria também tem sua própria plataforma de conteúdo, a F1TV.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade