Exoplaneta perto da Terra tem lado onde é sempre noite

O exoplaneta tem um lado sempre escuro e outro está sempre iluminado. Esta é a 1ª vez em que o fenômeno é visto em um mundo fora do Sistema Solar

15 abr 2024 - 14h51

Astrônomos confirmaram que o exoplaneta LHS 3844b, ou Kua'kua, tem um lado em que é sempre noite, enquanto no outro, é sempre dia. Esta é a primeira evidência de que planetas fora do Sistema Solar podem ter o chamado bloqueio de marés, ou seja, ter um lado sempre voltado para a estrela e outro sempre afastado.

Foto: NASA, ESA, CSA, Dani Player (STScI) / Canaltech

Não é preciso ir longe para ver o bloqueio de marés; basta observar a Lua. Já percebeu que vemos sempre a mesma face da Lua? Isso acontece porque as interações gravitacionais entre a Terra e nosso satélite natural fizeram com que suas rotações ficassem lentamente sincronizadas com a órbita.

Mesmo assim, o lado afastado da Lua (aquele que não vemos da Terra) recebe luz todo mês — por isso, não é certo dizer que o lado afastado é escuro. Já em Kua'kua (nome que significa "borboleta" no idioma dos povos Bribri, da Costa Rica), encontrado a 48 anos-luz, o que acontece é que um hemisfério está sempre iluminado, e o outro, sempre nas sombras.

O problema é que é extremamente difícil observar exoplanetas diretamente. Tamanho, massa e outras propriedades podem ser identificadas indiretamente, mas muitas outras, não. Outros estudos haviam indicado que este planeta é um pouco mais denso que a Terra, ou seja, possivelmente é rochoso, e parece não ter atmosfera.

Representação do exoplaneta LHS 3844b (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (IPAC)

Agora, astrônomos liderados por Xintong Lyu criaram um modelo térmico de um exoplaneta sem atmosfera e o compararam a observações de LHS 3844b, feitas pelo telescópio Spitzer. Se o planeta tivesse movimento de rotação, então as forças de marés gravitacionais exercidas pela estrela o deixariam quente; no entanto, os dados do Spitzer indicam que o planeta é frio, e a única explicação para isso é uma órbita com bloqueio de marés.

"Nossos resultados sugerem, portanto, que o LHS 3844b é um exoplaneta potencialmente análogo à Lua e a Mercúrio em nosso próprio Sistema Solar, com uma superfície similarmente escurecida e desgastada pelo espaço. Observações futuras vão poder testar e refinar essa interpretação de várias maneiras", escreveram os autores.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado no The Astrophysical Journal.

Fonte: The Astrophysical Journal; Via: Nature