PUBLICIDADE

Existe Kindle com tela colorida?

Kindle da Amazon revolucionou a forma de consumo de livros, mas existe uma opção vendida com tela de tinta digital colorida?

1 abr 2024 - 18h48
(atualizado em 2/4/2024 às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Kindle se popularizou por revolucionar o modo como as pessoas leem, graças à praticidade de ter milhares de livros em um dispositivo compacto e leve que é muito fácil de transportar. No entanto, muitos consumidores ainda questionam: existe um Kindle com tela colorida?

Foto: Amazon / Canaltech

Embora as diferentes versões atuais do Kindle sejam vendidas com tela de tinta eletrônica (e-ink) em preto e branco e alguns deles contem com opção de temperatura de cor para oferecer ainda mais conforto visual, a Amazon ainda não lançou um Kindle com tela colorida — ou seja, que vá além de um fundo em tons frios e quentes de branco sob letras e imagens em preto.

A falta da tela e-ink colorida impede que leitores possam apreciar de forma completa publicações como revistas, mangás e quadrinhos, que ainda podem ser lidas no Kindle, mas com ilustrações monocromáticas.

Assim, consumidores precisam se contentar entre escolher modelos de Kindle atuais, comprar tablets com telas desconfortáveis para horas de leitura ou adquirir modelos concorrentes que estão longe da tecnologia ideal de tela e-ink colorida.

Boox Note Air 3C é um leitor de livros digitais com tela e-ink colorida, mas baixa saturação de cores pode desapontar consumidores (Imagem: Reprodução/Boox)
Boox Note Air 3C é um leitor de livros digitais com tela e-ink colorida, mas baixa saturação de cores pode desapontar consumidores (Imagem: Reprodução/Boox)
Foto: Canaltech

Alternativas existem

Enquanto a Amazon ainda não apresenta ao mundo uma versão do Kindle com tela colorida, existem alternativas no mercado de e-readers com essa funcionalidade.

Marcas como a Kobo, Boox e PocketBook oferecem alternativas de leitores de livros digitais com tela e-ink colorida. Entretanto, todos os modelos compartilham do mesmo problema: presença de cores lavadas e com baixa saturação que diminui a experiência de leitura.

Isso sem falar na falta de disponibilidade de produtos deste tipo vendidos oficialmente no Brasil, com consumidores tendo que adquirir modelos com tela e-ink colorida através de importação — o que aumenta o custo final do equipamento.

Planos para o futuro?

Embora a tecnologia exista, é muito provável que a Amazon não tenha implementado a tela de tinta digital colorida no Kindle pela qualidade abaixo das expectativas dos consumidores, que ficariam frustados caso a empresa lançasse um modelo de e-reader com tela similar aos concorrentes.

Dessa forma, é possível que a empresa esteja desenvolvendo tecnologias proprietárias em segredo para lançar, nos próximos anos, uma versão com tons coloridos equiparáveis aos de impressões originais.

Amazon pode estar testando telas e-ink coloridas, mas desenvolvimento deve levar mais alguns anos até atingir alto nível de qualidade (Imagem: Reprodução/Amazon)
Amazon pode estar testando telas e-ink coloridas, mas desenvolvimento deve levar mais alguns anos até atingir alto nível de qualidade (Imagem: Reprodução/Amazon)
Foto: Canaltech

Contudo, vale lembrar que não existem garantias de quando um Kindle com tela e-ink colorida possa ser lançado. Sendo assim, a melhor opção é você investir um modelo atual para aproveitar seus benefícios ou comprar um tablet com tela de alta qualidade para cores precisas se tal caracterítica for essencial para você.

De qualquer forma, continue sempre de olho no Canaltech para não perder nenhuma futura novidade relacionada ao assunto, pois a Amazon pode apresentar novos modelos de Kindle para 2024.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade