PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Descubra o que são os elementos estranhos encontrados nas nuvens de Vênus

Pesquisa publicada na revista Science Advances revelou mais dois minerais que compõem as nuvens presentes na atmosfera do planeta

16 jan 2024 - 12h18
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários
O oxigênio atômico está presente na atmosfera de Vênus (Imagem: Reprodução/JAXA/ISAS/DARTS/Kevin M. Gill)
O oxigênio atômico está presente na atmosfera de Vênus (Imagem: Reprodução/JAXA/ISAS/DARTS/Kevin M. Gill)
Foto: Canaltech

O que faz as nuvens que envolvem Vênus absorverem luz ultravioleta? Um grupo de astroquímicos descobriu que, o que parecem ser faixas estranhas no planeta são, na verdade, minerais contendo ferro. Inicialmente, cientistas acreditavam que se tratavam de microrganismos

A pesquisa, publicada na revista Science Advances, revelou mais dois minerais que compõem as nuvens presentes na atmosfera do planeta: romboclásio e sulfato férrico ácido.

O estudo foi realizado por uma colaboração da Universidade de Cambridge com laboratórios da Universidade de Harvard.

Os pesquisadores sintetizaram vários compostos de ferro que poderiam existir nas nuvens de Vênus e os mergulhou em concentrações variadas de ácido sulfúrico. A partir disso, eles descobriram que quando duas das fases minerais — de romboclásio e sulfato férrico ácido — são combinados, o composto que sobra absorve a luz ultravioleta de forma eficiente. 

Como a Nasa acompanha meteoros e o perigo deles para a Terra? Como a Nasa acompanha meteoros e o perigo deles para a Terra?

"Os padrões e o nível de absorção mostrados pela combinação destas duas fases minerais são consistentes com as manchas escuras de UV observadas nas nuvens venusianas. Estas experiências específicas revelaram a intrincada rede química existente na atmosfera e lançaram luz sobre o ciclo elementar na superfície venusiana", disse o pesquisador Clancy Zhijian Jiang, em comunicado. 

“Os únicos dados disponíveis para a composição das nuvens foram coletados por sondas e revelaram propriedades estranhas que até agora não fomos capazes de explicar completamente”, disse Paul Rimmer, autor do estudo.

Segundo os pesquisadores, a possibilidade de aprender mais sobre Vênus será maior nos próximos anos, quando a NASA e ESA lançarem missões espaciais que investigam o planeta. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade