PUBLICIDADE

Conheça a história das crianças incas encontradas congeladas nos Andes

As três crianças incas, duas meninas e um menino, foram desenterradas no topo do vulcão Llullaillaco, a 6.739 metros de altitude

21 fev 2024 - 14h57
(atualizado em 23/2/2024 às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Três crianças congeladas estão expostas em um museu de Salta, na Argentina
Três crianças congeladas estão expostas em um museu de Salta, na Argentina
Foto: Wikipedia

Um dos maiores achados da arqueologia mundial, as crianças de Llullaillaco, chamadas também de múmias de Llullaillaco, foram descobertas nas montanhas da Argentina em 1999 pelo pesquisador Johan Reinhard. Agora, as múmias das crianças estão expostas em um discreto museu argentino. 

Essa história muitas vezes passa despercebida pelos visitantes de Salta, na Argentina, que abriga o museu que relata esse mistério da arqueologia

As três crianças incas, duas meninas e um menino, foram desenterradas no topo do vulcão Llullaillaco, nos Andes, a 6.739 metros de altitude, na fronteira entre a Argentina e o Chile, durante uma expedição científica.

La Niña del Rayo, el Niño e Doncella morreram 500 anos atrás em um ritual de sacrifício dos incas aos deuses, mostram pesquisas. Na região, montanhistas já encontraram ao menos 25 crianças incas mumificadas. 

As Crianças de Llullaillaco, chamadas de múmias de Llullaillaco, são um achado arqueológico de 1999
As Crianças de Llullaillaco, chamadas de múmias de Llullaillaco, são um achado arqueológico de 1999
Foto: Wikipedia

A múmia mais velha, conhecida como "A Donzela", morreu por volta dos15 anos, enquanto dormia. A jovem estava com um vestido e um cocar de penas, o cabelo trançado e, segundo cientistas, apresentava uma infecção pulmonar.

A outra menina mumificada, conhecida como "A menina do raio", morreu com seis anos aproximadamente, e teve seu rosto danificado por um raio que caiu sobre ela. 

Já o menino morreu com cerca de sete anos, e sua morte pode ter se dado por asfixia, uma vez que a criança foi encontrada com manchas de sangue e vômito em sua roupa. As roupas das três crianças indicam que eles pertenciam à nobreza inca. 

Andes: quais países englobam a gelada e misteriosa montanha? Andes: quais países englobam a gelada e misteriosa montanha?

"A Donzela" provavelmente era uma aclla, ou seja, uma menina escolhida aos 10 anos para ser esposa de membros da elite ou sacerdotisa. Entretanto, algumas eram escolhidas para os rituais de sacrifício.

Atualmente as múmias das crianças estão expostas no Museu de Arqueologia de Alta Montanha, na cidade de Salta, museu criado especialmente para a exibição das múmias desde 2007, e fica a cerca de 1.510 quilômetros a noroeste de Buenos Aires. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade