PUBLICIDADE

Como saber se o Kindle está 100% carregado | Guia prático

O Kindle pode levar algumas horas para carregar, mas é bastante simples identiicar quando a carga está completa

21 abr 2024 - 19h02
(atualizado em 22/4/2024 às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo que seja um dispositivo com bateria que dura muito mais em comparação com os smartphones ou tablets, o Kindle também precisa ser carregado periodicamente. Uma recarga completa pode levar mais de uma hora, mas é bastante simples saber quando o Kindle está 100% carregado.

Foto: Amazon / Canaltech
Diferentes modelos de Kindle podem levar mais ou menos tempo para carregar (Imagem: Divulgação/Amazon)
Diferentes modelos de Kindle podem levar mais ou menos tempo para carregar (Imagem: Divulgação/Amazon)
Foto: Canaltech

O Kindle tem uma luz na lateral, próxima à entrada USB, que mostra se o produto está carregado ou não. A iluminação fica amarela enquanto ele ainda está carregando, e muda para o verde quando já está carregado.

Também dá para conferir o nível de recarga do Kindle por meio do próprio sistema do e-reader. O ícone de bateria, presente na parte superior direita da tela, pode aparecer em dois estados diferentes:

  1. Ícone cheio: bateria totalmente carregada;
  2. Ícone parcialmente vazio com um raio na parte interior: ainda está carregando.
Nível de bateria do Kindle aparece no canto superior direito (Imagem: Captura de tela/Vinícios Moschen)
Nível de bateria do Kindle aparece no canto superior direito (Imagem: Captura de tela/Vinícios Moschen)
Foto: Canaltech

É importante notar que, quando a fonte de energia do carregamento é uma porta USB de computador ou notebook, o Kindle entrará em modo de unidade USB. Ele é voltado para transferência de arquivos com o cabo, e portanto o e-reader não estará disponível para uso — desta forma, o ícone de bateria não aparecerá.

Para tirar o Kindle do estado de unidade USB é bem simples: basta ejetar ou remover o dispositivo por meio do sistema operacional do computador. Isso pode ser feito via barra de tarefa do Windows, por exemplo:

Kindle pode ser ejetado ao selecionar "Ejetar Internal Storage" (Imagem: Captura de tela/Vinicius Moschen)
Kindle pode ser ejetado ao selecionar "Ejetar Internal Storage" (Imagem: Captura de tela/Vinicius Moschen)
Foto: Canaltech

Possíveis problemas de carregamento do Kindle

Caso o Kindle esteja com uma recarga muito lenta, ou sem qualquer carregamento após vários minutos na tomada, algumas ações podem ser tomadas para tentar resolver o problema:

  • Verifique o cabo de carregamento e adaptador de parede: é possível que o problema esteja no cabo ou no adaptador de parede. Teste-os em outros dispositivos, e teste a mesma porta USB para outros itens caso a recarga seja feita por meio de um PC ou notebook;
  • Verifique a tomada: o problema pode estar na própria rede elétrica utilizada, então é válido testar a mesma tomada para carregar outros itens, como celulares;
  • Retire a capa protetora: uma possível solução é retirar a capa protetora do Kindle, que pode estar restringido ou cobrindo a porta micro USB ou USB-C de carregamento. Sem a capa, realize uma nova tentativa de carregamento e veja se a velocidade melhorou;
  • Limpe a porta de carregamento: especialmente se o Kindle ficar parado por muito tempo, é possível que sujidades tenham se acumulado na porta de carregamento. Limpe-a com cuidado, assoprando ou no máximo usando um pano macio — de preferência feito com materiais que não soltem fiapos;
  • Reinicie o Kindle: é possível que o problema de carregamento seja causado por algum bug no próprio sistema do e-reader. Reinicie-o por meio do caminho Central de controle (acessada ao tocar na parte superior da tela) > Todas as configurações > Opções do dispositivo > Reiniciar;
  • Atualize o Kindle: o problema também pode ser causado por falta de atualizações de software. Para procurar por novas versões, basta seguir o caminho Central de controle (acessada ao tocar na parte superior da tela) > Todas as configurações > Opções do dispositivo > Atualizações de software;
  • Restaure o Kindle para os padrões de fábrica: caso nenhuma solução anterior tenha surtido efeito, uma última opção pode ser restaurar o Kindle completamente. Para isso, siga o caminho Central de controle (acessada ao tocar na parte superior da tela) > Todas as configurações > Opções do dispositivo > Redefinir para os padrões de fábrica.

Atenção! O processo de restauração apagará todos os downloads de livros e arquivos presentes no e-reader, mas não excluirá os livros da biblioteca associada à conta, e por isso eles poderão ser baixados novamente.

Kindle não deve levar mais de cinco horas para carregar (Imagem: Rafael Damini/Canaltech)
Kindle não deve levar mais de cinco horas para carregar (Imagem: Rafael Damini/Canaltech)
Foto: Canaltech

Se mesmo a restauração completa não for suficiente para solucionar o problema, o próximo passo é entrar em contato com o suporte técnico da Amazon. Isso pode ser feito por meio do site da empresa, onde também estão localizados artigos que podem ajudar a resolver problemas relacionados à bateria do Kindle.

Quanto tempo demora para o Kindle carregar?

O tempo necessário para recarregar a bateria do Kindle depende de uma série de fatores. Eles incluem o modelo, tipo de carregador utilizado e o nível de bateria que o produto está antes de ser colocado na tomada.

De acordo com as estatísticas oficiais da Amazon, os tempos de recarga entre 0 e 100% ficam em:

Fonte: TechSocorro, GuidingTech

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade