PUBLICIDADE

Como o Superman protege sua identidade de Clark Kent atualmente?

O Superman sempre é questionado sobre como consegue proteger a identidade de Clark Kent sem que ninguém perceba

28 nov 2023 - 20h01
(atualizado em 7/12/2023 às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Superman já ultrapassou os 80 anos de publicação, e uma das perguntas mais recorrentes na trajetória do herói é: "como ninguém percebe que o Superman é Clark Kent, e vice-versa?". Bem, a DC Comics ignorou, tentou explicar, confundiu-se e até mesmo fugiu disso por anos. Mas, já há algum tempo, vive bem com as respostas para isso, e atualizou esse assunto no começo deste ano.

Foto: DC Comics / Canaltech

Então, como o Superman protege sua identidade de Clark Kent atualmente? E por que as pessoas não conseguem descobrir que o herói e o jornalista são a mesma pessoa?

Bem, antes de chegar ao status quo atual, vamos só relembrar que, no passado, a DC Comics apenas ignorava essa pergunta, pois acreditava que o fato de Clark e Superman serem tão diferentes é suficiente para manter o disfarce. Embora isso tenha sido comprovado até recentemente, com o ator Henry Cavill se mesclando à multidão sem ser reconhecido, a teoria ficou cada vez mais frágil ao longo das décadas.

Tinha uma época em que o Superman dizia que usava uma "leve hipnose" para ninguém suspeitar que ele é Clark Kent (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Tinha uma época em que o Superman dizia que usava uma "leve hipnose" para ninguém suspeitar que ele é Clark Kent (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Foto: Canaltech

A partir daí, foram várias pequenas justificativas, que nunca convenciam por completo, mas acabavam servindo como resposta, a exemplo de uma possível hipnose coletiva causada pelos próprios poderes do Superman. Em Grandes Astros: Superman, lançado em 2005, há até mesmo a sugestão de que, na verdade, todo mundo sabe que o herói é Clark Kent, vice-versa, mas geral acaba fingindo não saber porque compreende o papel que ele assume como protetor da Terra.

Mas a principal revelação aconteceu em 2015, justamente a que foi revertida agora no começo deste ano.

Como Superman se revelou?

Em 2015, a DC realmente mergulhou na ideia de Superman ter sua identidade vazada para o mundo, afinal, em uma realidade em que a tecnologia está em toda parte, com celulares e câmeras onipresentes, seria muito difícil ninguém associar Clark Kent ao herói. Assim, Lois Lane é que revela o alter-ego, para tentar livrar seu marido da chantagem de um vilão.

No final das contas, ele conseguiu explicar que Clark Kent não é Superman, entretanto, essa ideia passou a ecoar cada vez mais forte nos corredores da DC, até que, em 2019, o Homem de Aço se revela para o mundo, em Superman #18. Dessa vez, não se tratava de um "segredo roubado", e sim de Kal-El se sentindo no dever de "corrigir um erro", pois, como herói e jornalista, ele se orgulha de sua honestidade. Como poderia se sentir assim levando duas vidas em plena luz do dia?

Superman se revelou para o mundo em 2019 (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Superman se revelou para o mundo em 2019 (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Foto: Canaltech

Nessa época, a DC também reconhecia o fato de que Superman não tem tanto a perder ao se revelar para o mundo. Ele e seu filho são tão poderosos que são praticamente intocáveis; e não é como se o planeta inteiro já não soubesse que Lois Lane compartilha um vínculo estreito com o herói. Várias tramas exploraram as ramificações de longo prazo dessa decisão, tanto boas quanto ruins.

Como a identidade secreta voltou?

Por um tempo, parecia que a mudança duraria um longo tempo, principalmente quando a chamada "Iniciativa 5G", relacionada à quinta geração de heróis da DC, colocaria os principais heróis da editora em segundo plano enquanto nomes mais jovens os substituiriam, a exemplo do Superman Jon Kent, do Batman Jace Fox e da Mulher-Maravilha Yara Flor.

Mas a DC Comics abortou esses planos e decidiu revitalizar as linhas de cada um de seus ícones gradualmente, a partir de uma atualização dos conceitos básicos em cada "cantinhos", na atual fase chamada de Dawn of DC. E como a identidade secreta é um aspecto fundamental da mitologia do Superman, ela voltou.

Nova fase trouxe de volta a identidade secreta (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Nova fase trouxe de volta a identidade secreta (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Foto: Canaltech

Em Action Comics #1050, lançado no começo do ano, Lex Luthor revela que usou um experimento com o personagem Manchester Black, um telepata do grupo Authority, para que o mundo voltasse a ver Superman apenas como um deus — e não também como Clark Kent, um humano. Luthor faz isso como um complexo sentimento de respeito e vontade de minar a empatia do herói com os cidadãos do planeta.

Luthor cria uma máquina para amplificar os poderes psíquicos de Black, e sacrifica o telepata para realizar uma lavagem cerebral mundial: tirando os amigos mais próximos e familiares, todos passam a ter um bloqueio mental que os impedem de associar Clark Kent ao Superman, não importa o quão claro isso esteja à frente de seus olhos.

O resultado final de tudo isso é que o Homem de Aço está de volta a um status quo mais tradicional, dividindo seu cotidiano como o repórter Clark Kent e o sempre protetor Superman. E, desta vez, isso deve ser mantido por um bom tempo, afinal, a "desculpa" de bloqueio mental causado pela máquina que usou a mente do falecido Manchester Black parece resolver todas as questões no momento.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade