PUBLICIDADE

Como a inteligência artificial opera em carros autônomos?

Saiba como a inteligência artificial opera em carros autônomos para processar as informações do ambiente e tomar decisões na condução do veículo

4 ago 2023 - 21h21
(atualizado em 5/8/2023 às 13h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A inteligência artificial opera nos carros autônomos para processar dados do ambiente, tomar decisões de trajetória e utilizar técnicas de aprendizado de máquina para melhorar a condução do veículo.

A IA permite a direção autônoma de veículos sem motorista pela integração dos recursos e componentes tecnológicos do carro em um sistema de controle computacional.

Como funciona a IA nos carros autônomos

Os carros autônomos são equipados com câmeras, radares, sensor LiDAR, GPS e lasers de detecção de alcance que coletam dados sobre o ambiente ao redor. A inteligência artificial usa os dados desses sensores para identificar os objetos, analisar seu movimento e determinar sua posição na estrada.

Foto: Erik Mclean/Unsplash / Canaltech

A IA é capaz de definir o que são os objetos ao redor do carro: outro veículo, um pedestre ou uma bicicleta, por exemplo. O carro autônomo também consegue interpretar faixas e sinais de trânsito e analisar condições da estrada e de tráfego.

Direção autônoma dos veículos

Com base nesse processamento de dados, a inteligência artificial consegue traçar uma trajetória segura para o veículo, incluindo tomadas de decisão sobre quando mudar de faixa, frear ou fazer uma ultrapassagem na estrada.

Os algoritmos preditivos que possibilitam a direção autônoma são treinados em milhões de dados e quilômetros rodados para entender como manter uma condução segura, evitar colisões e lidar com a imprevisibilidade de outros motoristas humanos.

A IA emprega também técnicas de aprendizado de máquina que possibilitam o ajuste do algoritmo com base na experiência de situações reais de condução. Essa tecnologia faz com que a direção autônoma aprenda a lidar com diferentes cenários e condições de trânsito.

Desafios dos veículos autônomos

Enquanto a tecnologia avança no sentido de capacitar os veículos com direção autônoma, ainda há muito caminho pela frente para a implementação em massa desse recurso.

De um lado, há a insegurança dos motoristas de passar o controle do carro para uma inteligência artificial — com o receio de que a máquina pode não saber lidar tão bem com imprevistos quanto os humanos.

De outro, falta legislação governamental para regulamentar os usos de inteligência artificial nos carros. Há a necessidade de se discutir questões éticas, de segurança e de responsabilidade legal em relação à tecnologia de direção autônoma e também às fabricantes e montadoras.

Veja também como funciona um carro autônomo e quais as vantagens e desvantagens dos veículos autônomos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade