PUBLICIDADE

Por que humanos não têm cauda? Descoberta genética pode explicar

Cientistas mostraram por que o ser humano não tem rabo: tudo por causa de uma mutação no DNA (no gene TBXT) que fez nossos ancestrais perderem a cauda

28 fev 2024 - 20h06
(atualizado em 29/2/2024 às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Por que o ser humano não tem rabo? Essa questão serviu como norte para um estudo desenvolvido pela NYU Langone Health e publicado nesta quarta (28) na Nature. Os pesquisadores identificaram a mutação no DNA que fez com que nossos ancestrais perdessem a cauda.

Foto: Jason Leung/Unsplash / Canaltech

O rabo pode ajudar os animais com várias situações, seguindo diferentes funções. Pode ser usado como uma forma de comunicar emoções e intenções (como o cão que abana o rabo quando está feliz e coloca entre as pernas quando tem medo).

A cauda também pode atuar no equilíbrio durante o movimento, especialmente em situações como corrida ou salto. Mas o ser humano não conta com esse auxílio da natureza.

Por que o ser humano não tem rabo?

O estudo mostra que o ser humano não tem rabo por culpa de uma mutação localizada no gene TBXT, conhecido por ter relação com o comprimento do rabo de determinados animais. Os cientistas identificaram nesse gene dois elementos chamados Alu — sequências repetitivas de DNA — que estão presentes em grandes primatas, mas não em macacos.

Segundo o estudo, esses elementos não estão na parte do gene que codifica as proteínas, mas sim nas sequências de DNA chamadas de matéria escura do genoma, já que são removidas antes que uma molécula seja convertida em proteína.

Os autores contam que analisaram outros genes relacionados ao comprimento da cauda, mas que o caso dos elementos Alu no gene TBXT foi certeiro. Eles descobriram que a molécula de RNA relacionada pode ser cortada de várias maneiras para gerar múltiplas proteínas do mesmo gene.

DNA explica por que humanos não têm rabo (Imagem: Nataliya Vaitkevich/Pexels)
DNA explica por que humanos não têm rabo (Imagem: Nataliya Vaitkevich/Pexels)
Foto: Canaltech

"Em comparação, os ratos produzem apenas uma versão da proteína. Ter ambas as versões parece impedir a formação de um rabo", teorizam os pesquisadores.

Existe humano com rabo?

Atualmente, os vestígios do rabo nos humanos são encontrados apenas como uma pequena estrutura óssea na base da coluna vertebral: o famoso cóccix.

É raríssimo, mas existem casos de alguns seres humanos que nasceram com alguma espécie de cauda. Em 2021, um brasileiro nasceu com cauda de 12 centímetros e uma esfera na ponta, o que foi descrito como uma "alteração na regressão da cauda embrionária", já que conforme o feto se desenvolve a cauda se retrai, o que não aconteceu no caso.

Em 2022, no México, também teve o caso de um bebê que nasceu com uma cauda peluda de 6 centímetros. Os médicos fizeram uma cirurgia de remoção.

Assim, o ser humano não tem rabo por causa de fatores como a mutação genética destacada pelo estudo. Podemos observar que essa perda veio de uma mudança no estilo de vida e no ambiente em que nossos ancestrais viviam.

Fonte: Nature

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade