PUBLICIDADE

Chrome remove botão para abrir barra lateral

Google remove botão da barra lateral do Chrome e prioriza atalhos para favoritos, histórico e lista de leitura na barra de ferramentas

15 abr 2024 - 14h21
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google Chrome recebeu uma pequena mudança que pode impactar a vida de quem utiliza a barra lateral com frequência. Em uma atualização recente, o navegador abriu mão do botão para abrir o painel para priorizar atalhos de favoritos e outros recursos fixados na barra de ferramentas. 

Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

Chrome aposenta botão da barra lateral

A atualização veio de maneira discreta, sem muitos alardes. Ao abrir o navegador, uma notificação com o aviso "você pode abrir a maioria dos recursos do painel lateral através do menu do Chrome" (em tradução livre) era exibida antes do sumiço do botão para abrir a barra no lado direito da tela.

Em seguida, o usuário era encaminhado ao menu do Chrome para abrir o histórico, favoritos ou a lista de leitura. Ao acessar uma dessas opções, o Chrome emite outro alerta, dessa vez relacionado ao ícone de alfinete: "Você pode fixar este painel lateral para facilitar o acesso".

Chrome dá adeus ao botão para abrir barra lateral (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
Chrome dá adeus ao botão para abrir barra lateral (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
Foto: Canaltech

Atalhos para favoritos, histórico e lista de leitura

Essa opção, no entanto, vai além de manter o menu na barra lateral. Ao clicar no ícone de alfinete, o browser cria um atalho na barra de ferramentas, para que você possa acessar as informações com mais facilidade, sem ter que abrir o menu do Chrome. Você também pode remover o botão ao clicar com o mouse direito e escolher a opção "Soltar".

Não são todas as pessoas que estão recebendo as notificações. Em testes do Canaltech em um PC com Windows, o Chrome removeu o botão da barra lateral sem deixar nenhum rastro na versão do 123.0.6312.122. Contudo, ao atualizar para a compilação 123.0.6312.123, o navegador emitiu o aviso para fixar os botões na barra de ferramentas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade