PUBLICIDADE

Chatbot do Ministério da Saúde no WhatsApp tira dúvidas sobre vacinas

O Ministério da Saúde disponibilizou um canal de chatbot no WhatsApp para que os cidadãos obtenham informações sobre serviços e tire dúvidas sobre vacinas

5 dez 2023 - 18h10
(atualizado às 21h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Saúde lançou um chatbot no WhatsApp que oferece informações sobre serviços do SUS, tira dúvidas sobre as vacinas e combate a propagação de fake news. A ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, uma ação interministerial com foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis.

Foto: Grant Davies/Unsplash / Canaltech

Pela plataforma, é possível consultar o horário de funcionamento de Unidades Básica de Saúde (UBS), obter instruções sobre como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS e realizar um quiz para testar o conhecimento em relação às vacinas.

Como usar o chatbot

Para acessar e interagir com o chatbot, basta adicionar o número (61) 99381-8399 à lista de contatos e enviar uma mensagem para visualizar o menu principal.

No primeiro acesso, o assistente virtual permite configurar o recebimento de notificações sobre campanhas de vacinação na sua região, alertas de fake news e outras informações importantes do Ministério da Saúde.

Pelo menu principal, há cinco áreas que podem ser consultadas pelos usuários:

  • Serviços do SUS;
  • Vacinação;
  • Fake News;
  • Receber notificações;
  • Saúde com ciência.
Opções de interação com o chatbot do Ministério da Saúde pelo WhatsApp (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Opções de interação com o chatbot do Ministério da Saúde pelo WhatsApp (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech

Dentro da categoria de fake news, o chatbot apresenta uma relação de perguntas frequentes e um quiz no qual as pessoas podem responder a uma série de perguntas relacionadas às vacinas.

Esse questionário tem o modelo "verdadeiro ou falso" e apresenta informações complementares sobre os temas apresentados. No teste da ferramenta pelo Canaltech, as perguntas envolviam possíveis efeitos colaterais da vacinação contra a Covid-19 e se as vacinas podem causar câncer ou diabetes.

Mais informações

Ao acessar a opção "Serviços do SUS", é possível obter informações a respeito do cartão SUS, das Unidades Básica de Saúde (UBS) e do aplicativo ConecteSUS, além de consultar quais são as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde.

Outros dados relevantes a respeito do esquema vacinal podem ser visualizados dentro da categoria "Vacinação", com apresentação sobre o PNI (Programa Nacional de Imunizações), calendário de vacinas, "dia D" da sua cidade e onde se vacinar.

Segundo comunicado oficial, "o novo chatbot é um importante espaço para que os usuários enviem temas e dúvidas. A partir das informações recebidas, o Ministério da Saúde vai emitir alertas e análises sobre desinformações identificadas, que serão publicadas no portal do programa, nos perfis de redes sociais do governo federal e atualizadas no próprio chatbot."

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade