Bug no iFood impede reconhecimento de pagamento de pedidos
Falha no iFood impediu o reconhecimento de pagamento de pedidos feitos pelo Pix ou cartão nesta quinta-feira (11), relatam usuários da plataforma
O iFood encarou uma instabilidade que dificultou a finalização de pedidos nesta quinta-feira (11). De acordo com relatos em redes sociais, uma falha na plataforma de delivery impediu o reconhecimento de pagamento em pedidos feitos por cartão ou por Pix. Em nota, a empresa informou que o problema foi resolvido e que todos os "pagamentos afetados estão em tratativa para estorno".
- 6 apps de "iFood do interior" como alternativa pelo Brasil
- O que é e como funciona o iFood Benefícios
iFood não reconhecia pagamentos
Os relatos aparecem no Downdetector, uma plataforma para reportar quando há indisponibilidade em apps, sites e demais serviços digitais. Na página do iFood, um gráfico mostrou que as queixas começaram a surgir por volta de 14h10 e permaneceram em alta às 15h10.
Entre as manifestações, oito em cada dez registros eram relacionados à finalização de compras — ou seja, ao confirmar o pedido após a seleção dos itens no carrinho. Um mapa de calor também apontou que a maior parte das queixas se concentraram no Distrito Federal (Brasília) e em diversos estados, como Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
"O pedido não foi confirmado"
Boa parte das reclamações se concentrou no X (ex-Twitter). Entre as queixas, muitos usuários informaram que realizaram o pagamento por Pix ou receberam a cobrança no cartão, mas o pedido não foi confirmado no aplicativo de delivery. Algumas pessoas alegaram que ficaram aguardando cerca de uma hora pela aprovação da transação no app.
Veja os relatos a seguir:
Fiz um pedido no @iFood, o pagamento foi confirmado pelo cartão, mas ele não aparece na lista de pedidos e quando fui olhar fala "Esperando aprovação do pagamento". E não tem como falar com ninguém pra tentar resolver. Muito bom o aplicativo.
— Matheus Rocha (@matheus_rocha) April 11, 2024
@iFood O que tá acontecendo queridos? O pagamento foi cobrado, mas o pedido não foi confirmado. Estou com fomeeeeee
— Dai Barbosa 🌼 (@BarbosaDai_) April 11, 2024
Pode me responder??? @iFood
Fiz o pagamento pelo PIX e até agora nada do aplicativo de vocês confirmarem! No meu banco já foi descontado já.
— TAVARES (@gabriellbttt) April 11, 2024
Sabe oq é pior??? Eu tentei comprar novamente a mesma comida no ifood e descontou 2 vezes @iFood faz alguma coisa aí pic.twitter.com/Fao8w7NQt1
— Reinaldo Charlex ♰ (@Reinaldocharlex) April 11, 2024
@iFood quero uma posição pois fiz um pedido 14:29, paguei pela @nubank e até agora o pagamento não foi confirmado. Praticamente 1 hora esperando o pagamento confirmar !!!!!!!
— Amanda Vitoria (@mandinhavic7) April 11, 2024
Falha resolvida
O Canaltech entrou em contato com o iFood nesta quinta-feira (11). Depois de reconhecer a instabilidade mais cedo, a empresa disse às 17h10 que a falha estava resolvida. Confira o posicionamento na íntegra:
"O iFood confirma que o aplicativo passou por um período de instabilidade na tarde desta quinta-feira e o mesmo já foi resolvido.
A empresa afirma que todos os pedidos e pagamentos afetados estão em tratativa para estorno e nenhum cliente, parceiro ou entregador será prejudicado."
Atualizado às 17h19 de 11/04 para incluir a informação de que o problema foi corrigido.
Trending no Canaltech:
- Nokia relança três celulares clássicos com mais bateria
- Wolverine admite fraqueza perturbadora sobre seu fator de cura
- Cidade na Rússia declara emergência após vazamento de radiação
- 8 lugares estranhos no Google Maps que não podem aparecer no mapa
- BYD quer comprar maior mineradora de lítio do Brasil