PUBLICIDADE

Bug bizarro faz Microsoft suspender atualização do Windows 11

Falha bizarra no Copilot do Windows 11 fazia ícones se moverem sozinhos entre monitores, levando a suspensão da atualização 23H2

1 dez 2023 - 12h55
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Um bug bizarro no Windows 11 fez com que a Microsoft interrompesse a liberação da atualização 23H2 para o público. A falha estava no Copilot, sistema de inteligência artificial da plataforma, e fazia com que os ícones se movessem automaticamente entre monitores diferentes ou saíssem do alinhamento determinado pelo usuário.

Foto: Windows/Unsplash / Canaltech

A falha apareceu especificamente em uma atualização liberada nesta quinta-feira (31) para os usuários Insider do Windows 11. Após a detecção do problema pela MS, a build 19045.3758 do sistema operacional teve sua liberação restrita apenas a sistemas que não tenham mais de um monitor conectado. Vale lembrar que o problema já vinha sendo reportado desde o início de novembro, mas foi reconhecido somente agora pela desenvolvedora.

Sistemas rodando versões mais antigas do Windows 11 também foram atingidos pelo problema, bem como o Windows 10 23H2. No W10, o problema é mais limitado, mas também relacionado à liberação do Copilot, uma das principais novidades da Microsoft para seu ecossistema neste final de ano.

A recomendação da MS é para que os atingidos aguardem a liberação de uma nova versão e não tentem realizar atualizações manuais do Windows 11 por meio da Media Creation Tool ou outros métodos de downgrade. A empresa não deu prazo para soltar uma correção, mas a expectativa é que ela chegue até a próxima Patch Tuesday, tradicional rodada mensal de atualizações marcada para 12 de dezembro.

Desativar o Copilot ajuda

Ainda que a recomendação seja pela espera, a própria companhia reconhece que o problema afeta a produtividade e pode incomodar bastante. Enquanto uma solução oficial não vem, a própria comunidade apontou a desativação do Copilot do Windows 11 como uma saída temporária.

Saiba como fazer:

  1. Abra o menu Iniciar;
  2. Digite "Editor de Política de Grupo" e abra a opção correspondente (é preciso ter privilégio de administrador em sua conta do Windows para isso);
  3. Siga o caminho Configurações de Usuário > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Copilot;
  4. Dê um duplo cique na opção "Desativar o Windows Copilot";
  5. Na tela que se abriu, marque a opção "Habilitado" e clique em "OK" para salvar as alterações.
Desativar o Copilot no Windows 11 pode ser solução temporária para bug nos ícones, mas exige alteração avançada no sistema operacional (Imagem: Captura de tela/Canaltech)
Desativar o Copilot no Windows 11 pode ser solução temporária para bug nos ícones, mas exige alteração avançada no sistema operacional (Imagem: Captura de tela/Canaltech)
Foto: Canaltech

Após uma solução, basta refazer os passos para que o Copilot volte a funcionar no computador. Entretanto, vale lembrar que alterações no Editor de Políticas de Grupo do Windows 11 editam elementos avançados do sistema operacional; caso não saiba o que está fazendo, interrompa o processo e prefira aguardar a solução oficial.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade