PUBLICIDADE

Batman admite oficialmente os 3 maiores fracassos de sua vida

Batman sempre tem um plano e muito raramente perde qualquer luta, mas há três grandes fracassos em sua trajetória de combate ao crime

20 fev 2024 - 18h15
(atualizado às 22h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Todo fã sabe como Batman é meticuloso e bastante preciso em suas projeções, o que o permite sempre ter vários planos de contingência para as mais diversas situações de combate. É por isso que ele raramente perde ou é surpreendido, ainda que não tenha os superpoderes de seus amigos de Liga da Justiça. Mas, claro, isso não quer dizer que Bruce Wayne não acumule grandes fracassos.

Foto: DC Comics / Canaltech

Houve vários momentos na vida de Batman em que ele falhou miseravelmente, e, em uma edição especial de encontro entre a Liga da Justiça e os Vingadores, Wayne admitiu oficialmente seus três maiores fracassos. Em JLA/Avengers #3, publicado em 2003, depois que o vilão Krona tentou fundir seus universos, os personagens tiveram suas histórias sendo projetadas à frente de seus próprios olhos.

Foi quando os heróis viram flashes da miséria em suas vidas, e os maiores fracassos de Batman foram revelados: ter suas costas quebradas por Bane, perder Jason Todd para o Coringa e dar o capuz de Homem-Morcego a Azrael.

Para quem não se lembra, Jason Todd, o segundo Robin, foi brutalmente espancado pelo Coringa no arco oitentista Morte em Família, em uma das sequências mais violentas e perturbadoras dos quadrinhos até hoje. A trama também se destacou porque foi a primeira vez que o destino de um personagem foi decidido pelo público por meio de uma votação — e estamos falando de uma época em que não havia internet.

Em JLA/Avengers #3, publicado em 2003, depois que o vilão Krona tentou fundir seus universos, os personagens tiveram suas histórias sendo projetadas à frente de seus próprios olhos (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Em JLA/Avengers #3, publicado em 2003, depois que o vilão Krona tentou fundir seus universos, os personagens tiveram suas histórias sendo projetadas à frente de seus próprios olhos (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Foto: Canaltech

Os outros dois momentos citados foram no começo e no meio dos anos 1990. Batman tendo as costas quebradas por Bane foi a primeira vez que um vilão realmente o derrotou em todos os sentidos. Bane foi mais esperto, realizou um planejamento melhor e superou-o fisicament: esperou especificamente que o Homem-Morcego voltasse para casa, e então o atacou em seu território e venceu.

Pouco depois, como Bruce Wayne não pode mais usar o capuz, ele o passou para Azrael, um indivíduo instável, que rapidamente começou a aplicar justiça letal aos criminosos. A falha de julgamento transformou a escolha de Batman em um pesadelo para Gotham City, o que o próprio Homem-Morcego também admitiu.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade