PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Apple pode lançar Macs com chip M4 e forte foco em IA ainda em 2024

Rumores indicam que a Apple atualizará os Macs por completo ainda em 2024 com a família de chips M4, que deve trazer recursos avançados de IA como destaque

12 abr 2024 - 12h33
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Novos rumores sugerem que a Apple já está preparando a próxima geração de Macs equipados com a inédita família de chips M4, podendo revelar as novidades ainda em 2024. Ao que parece, ao menos três processadores estão em desenvolvimento, tendo como principal foco as capacidades de Inteligência Artificial. As soluções seriam a base de diversas novas funcionalidades de IA que a Maçã deve implementar no macOS, e demonstrar durante a WWDC 2024, em junho.

Foto: Apple / Canaltech

As informações são do jornalista e leaker Mark Gurman, e indicam que a Apple estaria prestes a iniciar a produção da família M4. A fabricação seria mantida em parceria com a TSMC, usando alguma das litografias da classe de 3 nm — não está claro se ainda teríamos uma variante revisada da N3B, usada na linha M3, ou se a companhia já apostaria na aguardada N3E, mais eficiente e potente, e especulada para equipar a maioria dos processadores premium de diferentes empresas neste ano.

Segundo Gurman, ao menos três componentes estariam sendo planejados: um chip de entrada de codinome "Donan", que poderia ser o M4 padrão; um chip mais poderoso identificado como "Brava", cuja descrição bate com o esperado para o M4 Pro, ou mesmo para o M4 Max; e o "Hidra", processador mais poderoso da nova geração, que poderia integrar a série M Ultra ou ainda inaugurar uma categoria nova de alto desempenho.

Os novos Apple M4 seriam usados para atualizar toda a família de Macs, e poderiam estrear ainda em 2024 com a chegada de versões repaginadas do MacBook Pro de 14 polegadas, em modelos básico e avançado, do MacBook Pro de 16 polegadas, do Mac Mini e do iMac. No início de 2025, a gigante levaria então o M4 aos MacBook Air de 13 e 15 polegadas, seguidos do Mac Studio e do Mac Pro no final do ano.

A Apple já prepara ao menos três chips da família M4, incluindo o "Hidra", novo processador de alto desempenho da gigante (Imagem: Reprodução/Apple)
A Apple já prepara ao menos três chips da família M4, incluindo o "Hidra", novo processador de alto desempenho da gigante (Imagem: Reprodução/Apple)
Foto: Canaltech

Entre todas as novidades, o Mac Pro pode ver as maiores mudanças. A máquina profissional da Apple não apenas adotaria o chip "Hidra", como ainda poderia turbinar o limite de capacidade de memória dos 192 GB da atual geração para mais respeitáveis 512 GB, corrigindo uma das principais críticas feitas ao computador lançado em junho do ano passado.

Os ajustes seriam justamente reflexo dessas críticas, considerando que a importância da base de usuários do Mac Pro. Com isso dito, ainda não se sabe se a Apple pretende ouvir todas as reclamações e assim tornar os slots PCIe mais flexíveis, abrindo margem para um número maior de placas de expansão, ou se continuaremos tendo limitações nesse aspecto.

Gurman encerra os relatos citando a possibilidade de vermos uma atualização do Mac Studio acontecer em breve, com um "chip ainda não anunciado da era do M3", que poderia ser um eventual M3 Ultra ou mesmo algo novo.

Esperado para o fim de 2025, o próximo Mac Pro deve ser equipado com chip Apple M4 "Hidra" e trazer suporte a até 512 GB de RAM, corrigindo pontos criticados na geração anterior (Imagem: Divulgação/Apple)
Esperado para o fim de 2025, o próximo Mac Pro deve ser equipado com chip Apple M4 "Hidra" e trazer suporte a até 512 GB de RAM, corrigindo pontos criticados na geração anterior (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

A gigante de Cupertino realiza em 10 de junho a WWDC 2024, sua conferência anual para desenvolvedores. Na ocasião, espera-se que a empresa tenha diversos anúncios de software, incluindo o iOS 18 e o macOS 15, cujas expectativas giram em torno da adição de recursos robustos de IA generativa — é muito provável que tenhamos alguma informação a respeito dos planos da fabricante durante o evento, seja de forma oficial, ou via rumores.

Fonte: Bloomberg

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade