PUBLICIDADE

Apple deve desistir de modem 5G próprio, aponta rumor

Apple pode desistir de lançar modem 5G próprio por conta de dificuldades no desenvolvimento, aponta rumor

1 dez 2023 - 18h19
(atualizado às 21h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Após anos de esforços para desenvolver um modem 5G próprio para seus dispositivos, incluindo a compra da divisão da Intel responsável por isso em 2019, a Apple pode encerrar o projeto sem sucesso. A informação foi apontada por pelo menos dois leakers diferentes, que teriam entrado em contato com funcionários da marca.

Foto: Apple / Canaltech
Modem 5G da Apple pode ser cancelado (Imagem: Divulgação/Apple)
Modem 5G da Apple pode ser cancelado (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

De acordo com o perfil "yeux1122" no blog Naver, a Apple teria fracassado em suas tentativas de produzir seu próprio modem, e a marca já teria iniciado o processo de desaceleração dos investimentos na área.

Tratam-se de relatos parecidos com o que o leaker @Tech_Reve teria escutado de fontes em uma linha de produção localizada no Japão.

A ideia da Apple era aumentar a sua independência em relação a outras marcas no desenvolvimento de seus componentes internos, o que dá maior possibilidade de a empresa customizar o hardware e promover uma integração otimizada com o software.

Componente seria utilizado em iPhones e outros produtos, mas agora tem futuro incerto (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Componente seria utilizado em iPhones e outros produtos, mas agora tem futuro incerto (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

Caso fosse efetivamente anunciado, esse modem 5G provavelmente estaria nos próximos modelos de iPhone e iPad lançados pela marca, entre outros produtos.

O maior exemplo desse processo de emancipação está na linha M de processadores voltados para os MacBooks e iPads da marca, que possibilitaram a troca das plataformas da Intel usadas anteriormente. Na prática, isso aumentou a performance geral dos produtos, além de otimizar a sua eficiência energética.

Como comentado, em 2019 a Apple chegou a comprar a divisão de modems da Intel, além de ter incorporado alguns empregados da Qualcomm para tentar acelerar o processo.

Contudo, o desenvolvimento do modem 5G tem sido marcado por muitas complicações. Como reportado pelo The Wall Street Journal, os problemas incluem a definição de metas pouco realistas de desempenho do modem, assim como a dificuldade para entender os desafios envolvidos, e mesmo a criação de protótipos inutilizáveis.

Anteriormente, foi dito que a Apple teria atrasado o cronograma de lançamento de 2023 para 2025/2026, mas ainda estava previsto que a tecnologia chegaria em um novo iPhone SE. Contudo, até mesmo essa possibilidade parece ameaçada no momento.

Fonte: Naver

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade