PUBLICIDADE

Android 15 Beta 2 chega nesta quarta-feira (15)

Segundo Beta do Android 15 será liberado em 15 de maio de 2024 aos celulares e tablet da família Pixel

15 mai 2024 - 03h24
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google informou que vai liberar o Android 14 Beta 2 na próxima quarta-feira (15). A data de estreia da atualização foi apresentada no Google I/O 2024, evento que teve um foco quase que total em inteligência artificial (IA). No momento, apenas os celulares e tablets da família Pixel podem instalar a nova versão.

Foto: Reprodução/Google / Canaltech

A atualização dá sequência nos preparativos do sistema operacional, depois que a primeira prévia para desenvolvedores foi liberada em 16 de fevereiro. Mais tarde, em 11 de abril, a empresa iniciou a distribuição da versão Beta a celulares e tablets da linha Pixel, como os recentes Pixel 8, Pixel Fold e Pixel Tablet.

Dessa vez, o Google confirmou que o Beta 2 será distribuído amanhã (15). A expectativa é que a nova versão resolva as falhas descobertas em ocasiões anteriores e leve algumas novidades a quem participa do programa experimental do sistema.

Após o Beta 2, a empresa deve liberar mais duas versões de testes entre junho e agosto. A previsão é de que as compilações estáveis comecem a ser distribuídas no segundo semestre.

Quais são as novidades do Android 15?

A seguir, conheça cinco recursos que vão marcar presença no Android 15:

1. Mensagens via satélite

Similar ao iPhone, os celulares com Android agora terão um recurso naivo para transmitir mensagens via satélite. Esse recurso tende a auxiliar situações de emergência, como defeito no carro no meio da estrada ou um acidente em uma trilha, quando não há sinal de celular ou Wi-Fi — desde que o dispositivo seja compatível com a tecnologia, claro. 

Android 15 terá mensagens via satélite (Imagem: Divulgação/Google)
Android 15 terá mensagens via satélite (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

2. Seleção do app de carteira padrão

Ainda que a Carteira do Google seja a opção nativa de muitos celulares, esse não é o único aplicativo de pagamento disponível. Na versão Beta, existe uma opção para você selecionar outro programa para fazer pagamentos por aproximação. Esse ajuste é realizado pelas próprias configurações do Android, junto às opções para definir o navegador principal.

3. Novos ajustes para o modo Não Perturbe

O Android 15 vai oferecer ajustes mais personalizados para o modo Não Perturbe, que silencia notificações e ligações. Com a atualização, será possível acionar alguns recursos em momentos diferentes do dia, como o modo noturno ou a tela em escala de cinza para evitar que a iluminação atrapalhe o seu sono, por exemplo.

4. Arquivamento de aplicativos

O arquivamento de aplicativos passará a ser um recurso nativo a partir do Android 15. Com a mudança, o sistema vai receber a função da Play Store que ajuda a liberar espaço no celular ao manter apenas os dados mais importantes de aplicativos. Depois, para usá-lo de novo, você só precisa fazer um download rápido para recuperar as informações restantes.

Android 15 vai mudar a disposição de apps para ocupar uma porção maior da tela (Imagem: Divulgação/Google)
Android 15 vai mudar a disposição de apps para ocupar uma porção maior da tela (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

5. Mudanças na interface

O Android 15 vai trazer algumas mudanças na interface. Os aplicativos, por exemplo, passarão a ocupar quase todo o espaço da tela para aumentar a área útil do painel. Também haverá mudanças na quebra de linha para melhorar a legibilidade de textos no celular e tablet.

Mais novidades

Outras mudanças também estão no forno, como os widgets na tela de bloqueio, que devem retornar ao sistema operacional depois do encerramento na versão 5.0 Lollipop, em 2014. O Google também pode implementar opções para verificar a saúde da bateria do celular.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade