PUBLICIDADE

Acer Nitro 5 Core i5 x Acer Nitro 5 Ryzen 5: qual é o melhor?

Entre o Acer Nitro 5 com Core i5 e o Acer Nitro 5 com Ryzen 5, qual notebook gamer vale mais a pena?

14 nov 2023 - 18h31
(atualizado às 23h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O Acer Nitro 5 é um notebook gamer custo-benefício bem popular no Brasil. Em sua versão mais recente, ele conta com variantes equipadas com processador Intel Core i5 de 13ª geração e processador AMD Ryzen 5 série 7000. As demais especificações são praticamente idênticas, sendo que os processadores dão a essas máquinas algumas características distintas.

Foto: Rafael Damini/Canaltech / Canaltech

Eu testei o Acer Nitro 5 com Core i5 e o Acer Nitro 5 com Ryzen 5 e falo sobre o funcionamento desses notebooks, ajudando as pessoas a escolherem o melhor modelo.

Para isso, eu considerei os tópicos mais importantes para a compra de um notebook e ressaltei as diferenças - quando houve - entre as variantes.

Design e construção

O Acer Nitro 5 oferece a vantagem dos notebooks gamer com relação à construção. O aparelho é robusto e seu chassi passa a sensação de alta durabilidade. O visual também segue a linha dos equipamentos voltados para jogos, mas sem características chamativas demais.

Frente e verso do Acer Nitro 5. (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)
Frente e verso do Acer Nitro 5. (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)
Foto: Canaltech

Como os dois notebooks são iguais nesse aspecto, ambos apresentam as mesmas vantagens e desvantagens com relação ao acabamento. Os notebooks são bonitos e resistentes, mas também são bem pesados quando comparados a modelos mais voltados para a portabilidade.

Desempenho

As variantes do Acer Nitro 5 com Intel Core i5-12450H e AMD Ryzen 5 7535HS têm 8 GB de memória RAM, SSD NVMe de 512 GB e placa de vídeo RTX 3050 com 4 GB de VRAM. Considerando que os processadores são bastante equivalentes, ambos os modelos oferecem desempenho muito parecido nas mais diversas situações.

Para termos uma noção mais exata disso, basta observarmos as pontuações das duas máquinas no PCMark 10. O PCMark 10 avalia o desempenho do notebook com testes sintéticos que simulam uma variedade de tarefas, como aplicações essenciais, produtividade, criação de conteúdo digital e jogos.

Desempenho do Acer Nitro 5 com Ryzen 5 e Core i5 no PCMark 10. (Imagem: Captura de tela/Maldditu Xavier/Canaltech)
Desempenho do Acer Nitro 5 com Ryzen 5 e Core i5 no PCMark 10. (Imagem: Captura de tela/Maldditu Xavier/Canaltech)
Foto: Canaltech

Contudo, embora o desempenho dos dois notebooks seja praticamente igual neste benchmark, o modelo com Ryzen 5 7535HS entrega mais desempenho em atividades que fazem uso intenso e contínuo do processador.

Nos gráficos do PCMark 10, podemos perceber que o modelo com Core i5 apresenta quedas constantes de frequência com picos inferiores a 1.500 MHz. Já no modelo com Ryzen 5, os picos de quedas estão acima dos 2.500 MHz.

Constância de frequência do Acer Nitro 5 com Ryzen 5 e Core i5 no PCMark 10. (Imagem: Captura de tela/Maldditu Xavier/Canaltech)
Constância de frequência do Acer Nitro 5 com Ryzen 5 e Core i5 no PCMark 10. (Imagem: Captura de tela/Maldditu Xavier/Canaltech)
Foto: Canaltech

Tela

Ambos os notebooks têm tela IPS LCD com resolução Full HD e taxa de atualização de 144 Hz. Essa tela oferece boa qualidade para jogos, filmes e séries. Além disso, a alta taxa de atualização é uma vantagem para quem curte jogos competitivos ou quaisquer outros títulos que rodam acima dos 144 FPS.

Tela IPS LCD do Acer Nitro 5. (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)
Tela IPS LCD do Acer Nitro 5. (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)
Foto: Canaltech

Upgrade

Os notebooks Acer Nitro 5 da nova geração têm boa capacidade de upgrade. Ambos saem de fábrica com 8 GB de memória RAM e SSD NVMe de 512 GB. No entanto, eles podem ter a memória RAM expandida para até 32 GB, o que favorece o desempenho em jogos mais pesados e também amplia a capacidade multitarefa da máquina.

Na questão do armazenamento, os notebooks têm dois slots vazios, sendo um para SSDs NVMe e outro para dispositivos SATA. Sendo assim, é possível instalar um segundo SSD de alto desempenho ou um SSD/HDD de alta capacidade.

Dessa maneira, ambos os modelos Acer Nitro 5 oferecem um bom custo-benefício, pois têm boa longevidade ao permitir o aumento do desempenho e do armazenamento a longo prazo.

Conexões traseiras do Acer Nitro 5. (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)
Conexões traseiras do Acer Nitro 5. (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)
Foto: Canaltech

Bateria

Como resultado direto da eficiência energética dos processadores que equipam as duas variantes do Acer Nitro 5, temos uma boa diferença entre eles quanto à autonomia de bateria.

O Acer Nitro 5 com Core i5 funcionou por 4 horas e 43 minutos durante o teste de bateria do PCMark 10 Modern Office. Já o Acer Nitro 5 com Ryzen 5 funcionou por 7 horas e 18 minutos no mesmo teste. É uma diferença que pode ser decisiva para determinados profissionais.

Qual é o melhor Acer Nitro 5?

Considerando os modelos Acer Nitro 5 com processador Core i5 e Ryzen 5, podemos perceber que eles são muito parecidos. O modelo com CPU Intel sai de fábrica com o Windows 11, enquanto que o modelo com AMD vem com o sistema operacional Linux. Por isso, este último costuma ser mais barato.

Além disso, o modelo com Ryzen 5 consome menos energia e esquenta menos, o que gera menos ruído e favorece a autonomia da bateria. Ele também deve sofrer menos queda de desempenho em tarefas prolongadas que fazem uso intenso da CPU.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade