PUBLICIDADE

7 tecnologias usadas pela primeira vez em Copas do Mundo

Confira tecnologias usadas pela primeira vez em Copas do Mundo e que teve, ou pode ter, grande impacto em outras áreas

3 out 2022 - 17h01
(atualizado às 18h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Já está pronto para a principal festa do futebol? A Copa do Catar começa no dia 20 de novembro e não vejo a hora de ver a bola rolar! Pensando nisso, resolvi trazer algumas curiosidades bem legais sobre o uso de tecnologia em Copas do Mundo.

Algumas delas foram usadas pela primeira vez por muitas pessoas, ou abriram portas para inovações incríveis! Curioso para saber quais são elas? Então dá uma olhadinha na matéria aqui abaixo que te mostro todas as novidades que veremos no Catar.

1. Transmissão via satélite

Olha só: a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, foi a primeira a levar a transmissão via satélite para todo o mundo! O Brasil não foi o vencedor, porque, na verdade, todo mundo venceu, né? Diariamente você usa transmissão via satélite, no celular ou televisão, e começou lá atrás, no futebol. Incrível!

Foto: Fauzan Saari/Unsplash/CC / Canaltech

2. Televisão à cores

Verdade seja dita: televisão à cores foi uma invenção anterior a Copa do Mundo. O fato interessante é que muitas pessoas ao redor do mundo tiveram acesso pela primeira vez em 1970. E adivinha o que teve nesse ano? O Brasil levando o tricampeonato ao vivo e a cores!

3. Replay

Assistir o lance do seu time favorito, independente do esporte que seja, só é possível graças ao replay! Mas não parou por aí, né? A ideia de assistir, ou escutar novamente algo, ultrapassou as barreiras do futebol e hoje está presente em várias mídias.

4. Exoesqueleto

Parece coisa de ficção científica, né? Mas é o futuro dando as caras! Na Copa do Brasil, em 2014, o pontapé inicial do primeiro jogo foi feito por um jovem utilizando um exoesqueleto - estrutura mecânica em volta do corpo que permite movimento - do projeto Walk Again, que busca ajudar pessoas paraplégicas a andarem novamente. Incrível, né?

?rel=0&hd=0" width="640" height="385" frameborder="0" allowfullscreen="1">

5. Resfriamento de estádios

O futebol é uma paixão em vários cantos do mundo, mesmo em países quentes, como o Catar. Pensando nisso, um novo sistema de resfriamento foi feito para a Copa! Usando energia solar e um enorme gerador, é uma inovação incrível que permite bem-estar aos atletas e preocupado com o meio-ambiente!

6. Spray que desaparece

Na Copa do Mundo de 2014 foi utilizado pela primeira vez um spray que desaparece! Talvez você se pergunte: "como essa magia acontece, Lu?" Não é magia não, viu? É a ciência em ação! Utilizando água e outros reagentes, ele evapora em minutos! Bem legal, né?

7. Estádio desmontável

Falando em preocupação com a natureza, quem diria que algum dia existiria um estádio desmontável, hein? O nome dele é: Estádio 974, e parece uma brincadeira de Lego feita pensando em minimizar o impacto ambiental. Feito com 974 contêineres e outros materiais recicláveis, o estádio pode ser desmontável e usado para outras coisas! Tecnologia e reciclagem de mãos dadas.

Bem legal, né? Compartilha essa matéria com seus amigos fãs de futebol e nos vemos em breve!

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade