PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

7 sites gratuitos para ler quadrinhos brasileiros na internet

Os fãs e novos leitores que buscam por boas opções para o consumo de HQs e webcomics online têm alguns sites gratuitos disponíveis em português

11 abr 2024 - 18h00
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Todos sabemos como pode ser difícil encontrar quadrinhos gratuitos para quem é fã ou quer iniciar a leitura na Nona Arte. Mas, graças à tecnologia e aos entusiastas dedicados a digitalizar o conteúdo, há algumas boas opções para consumo de HQs e webcomics na Internet — e o melhor, com muita coisa disponível na faixa.

Vale destacar que muitas bibliotecas públicas também contam com acervo de quadrinhos, e há as próprias gibitecas, que são especializadas em oferecer os clássicos, principalmente as graphic novels, a exemplo de V de Vingança, Batman: Cavaleiro das Trevas, Sandman, entre outras.

O Canaltech fez uma pesquisa sobre opções de sites gratuitos disponíveis e em bom funcionamento, com itens em português, para você conseguir consumir algo mais acessível. Vamos para a lista.

1. Social Comics

Foto: Social Comics / Canaltech

Também conhecida como a "Netflix dos quadrinhos" no Brasil, a plataforma oferece versões para desktop, no próprio navegador, e também para apps de iOS e Android. O uso é simples, basta criar uma conta grátis e sair lendo várias opções gratuitas; ou assinar algum dos planos, que saem por, no máximo, R$ 15 mensais, e dão acesso a diversas publicações, desde autores independentes nacionais até lançamentos de editoras gringas famosas.

Assim como a Netflix, há sugestões de acordo com temas, ficha técnica sobre as produções, com autores e data de lançamento original; e até uma avaliação feita pelos próprios usuários da plataforma.

2. Lady's Comics

Assim como o próprio nome indica, é um site tocado por produtoras de quadrinhos, com foco no mercado independente. O foco da plataforma, somente disponível na versão para navegador, é o fomento, a divulgação e a distribuição de HQs confeccionados por mulheres — mas o conteúdo é indicado para todos os públicos.

Além de novidades sobre o mercado e as autoras na forma de blog, o site também oferece várias HQs para a leitura online, de graça e em português. Acesse pelo endereço http://ladyscomics.com.br/.

3. Fliptru

O Fliptru é uma plataforma de autopublicação de quadrinhos online em que artistas independentes ou profissionais podem subir suas obras de forma gratuita. O site é mantido por Marcus Beck desde 2019, e, embora seja simples, oferece uma maneira fácil e eficaz para o consumo de HQs.

O site também conta pacote de moedas, que pode ser comprado pelos usuários para ajudar a manter a plataforma no ar; e incentivar os artistas a continuarem produzindo e oferecendo conteúdo gratuito e em português.

4. Amazon

O próprio marketplace da gigante varejista possui uma seção com quadrinhos gratuitos, tanto em português quanto em inglês, tanto de personagens famosos da Marvel Comics e DC Comics quanto de outros também populares fora da seara dos super-heróis, a exemplo de Asterix.

Várias opções são grátis, sem qualquer adesão, e muitas outras são ofertadas junto com a assinatura de planos como o Kindle Unlimited. A distribuição é feita para a leitura na forma de eBooks para o Kindle.

5. Funktoon

Esta é outra plataforma com foco no material independente em português criado por autores nacionais. Para usar, basta cadastrar uma conta e utilizar no próprio navegador na versão desktop ou baixar as versões para iOS e Android.

6. Maluca

O site oferece conteúdo para ser lido no próprio navegador, no formato de webcomics, que aproveita as possibilidades da tecnologia na tradicional narrativa de quadrinhos. Por exemplo, cada painel aparece de acordo com a interação do usuário durante a leitura — a sequência se desenrola, por exemplo, quando você tecla a barra de espaço.

As histórias gratuitas em português envolvem o cotidiano de Malu, personagem criado pelo quadrinista curitibano José Aguiar, que já teve material publicado não só no Brasil, mas também na França, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, em Portugal e nos Estados Unidos. O autor conquistou alguns dos mais importantes prêmios nacionais, a exemplo do Angelo Agostini e HQMix. Acesse pelo site http://www.maluca.com.br/sobre-o-autor/.

7. Biblioteca Virtual de Quintana

A biblioteca virtual do município de Quintana, no interior de São Paulo, oferece várias opções gratuitas digitais e em português de livros e histórias em quadrinhos, para a leitura no próprio navegador.

Embora o site seja bem simples, conta com uma lista com publicações populares da Marvel Comics e DC Comics, além de outras opções mais populares no universo infantil, a exemplo da Turma da Mônica.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade