PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

10 novidades do Android 15 Beta

Beta do Android 15 chama a atenção com melhorias na leitura de PDFs e na visualização de apps; veja as novidades anunciadas

12 abr 2024 - 13h03
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google anunciou o primeiro Beta do Android 15 na última quinta-feira (11). A versão de testes da próxima geração do sistema operacional está disponível em celulares da linha Pixel e traz as primeiras novidades confirmadas pela desenvolvedora.

Foto: Divulgação/Google / Canaltech

O Beta não traz muitas mudanças visuais — é bem provável que a empresa mantenha o suspense sobre alguns recursos para o anúncio do sistema durante a conferência Google I/O, marcada para o dia 14 de maio. Porém, já é possível notar melhorias em diversas áreas, como câmera, legibilidade e gerenciamento de apps.

10 novidades do primeiro Beta do Android 15

O Canaltech listou alguns dos principais recursos estreantes no Android 15:

1. Mensagens via satélite

O sistema introduziu suporte ao envio de mensagens via satélite: isso oferece uma terceira opção para se comunicar com outras pessoas quando não há conexão com uma rede Wi-Fi ou de dados móveis — muito útil em situações de emergência. O recurso deve ser compatível apenas com mensagens de texto e conecta o aparelho à rede automaticamente.

Android 15 vai enviar mensagens via satélite (Imagem: Divulgação/Google)
Android 15 vai enviar mensagens via satélite (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

2. Visualização de ponta a ponta

Os aplicativos vão ocupar quase todo o espaço da tela no Android 15, que deixa a visualização de ponta a ponta por padrão. Isso significa que, ao navegar por um app, o sistema remove o espaço ocupado pela barra de notificações e pela barra de navegação, aumentando a área útil da tela. 

Em comparação com Android 14 (à esquerda), apps ocupam mais espaço da tela no Android 15 (à direita) (Imagem: Divulgação/Google)
Em comparação com Android 14 (à esquerda), apps ocupam mais espaço da tela no Android 15 (à direita) (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

3. Escolha do app padrão de carteira

A versão Beta permite que cada pessoa escolha um aplicativo padrão para usar como carteira — é o mesmo caminho usado para escolher o navegador ou o aplicativo de telefone, por exemplo. A mudança permite escolher qualquer outra opção além da Carteira do Google e realizar pagamentos por aproximação pelo celular.

4. Mais recursos para PDFs

A renderização de arquivos PDF foi reforçada no Beta do Android 15 e traz muitos recursos nativos para gerenciar os documentos no formato. Isso inclui pesquisas dentro do texto, renderização de documentos protegidos por senha e otimizações para acelerar a visualização sem consumir muitos recursos do aparelho.

Android 15 deixa você pesquisar dentro de arquivos PDF (Imagem: Divulgação/Google)
Android 15 deixa você pesquisar dentro de arquivos PDF (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

5. Compartilhamento parcial da tela

Com o novo Android, é possível selecionar apenas uma parte da interface na hora de compartilhar ou gravar a tela do aparelho. A medida ajuda a proteger dados sensíveis durante essas atividades e dispensa o trabalho de recortar ou editar um vídeo posteriormente.

6. Mudanças na quebra de linha

O Android 15 fez alguns ajustes para otimizar a quebra de linha dos textos e melhorar a legibilidade no sistema. A plataforma é capaz de identificar expressões e conjuntos de palavras para mantê-los na mesma linha — antes, a quebra do texto poderia atrapalhar a leitura.

Beta do Android 15 (à direita) melhora a quebra de texto para facilitar a leitura (Imagem: Divulgação/Google)
Beta do Android 15 (à direita) melhora a quebra de texto para facilitar a leitura (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

7. Modo "Não Perturbe" mais personalizável

O modo "Não Perturbe" ganhou suporte a novas regras e torna a experiência ainda mais personalizável de acordo com cada aplicativo e período do dia. É possível configurar tratamento especial a algumas dessas especificações e adicionar itens como a mudança para o modo noturno ou a adoção de uma escala de cinza na interface.

8. Melhoria de pouca luz

A câmera do Android vai ganhar um modo conhecido como "Melhoria de pouca luz", indicada para fotos em cenários noturnos ou com baixa iluminação. O recurso já muda a exposição da câmera automaticamente na prévia e facilita a comparação com o resultado final. Diferente do modo "Noite", que captura várias fotos e combina tudo para criar um arquivo só, a novidade é ideal para fluxos contínuos e leituras de QR Code.

9. Arquivamento de apps

O Android já permite arquivar apps pela Play Store, mas a próxima versão do sistema também possibilita fazer isso individualmente nas configurações de cada software. A ação ajuda a liberar espaço de armazenamento e mantém apenas alguns dos dados mais importantes do app — para usá-lo novamente, basta fazer um download rápido dos dados restantes. 

10. Mais detalhes sobre o tamanho do app

Enfim, o sistema traz informações detalhadas sobre o tamanho ocupado por um aplicativo. Antes, o Android juntava todas as informações num único número de bytes, mas o Beta do sistema permite analisar individualmente o tamanho do APK, dos arquivos extraídos e dos arquivos gerados no aparelho.

Quando o Android 15 será lançado?

O Google ainda não confirmou uma data para o lançamento da versão estável do sistema, mas já publicou o cronograma de testes. As novas versões Beta serão lançadas entre abril e maio, enquanto os meses de junho e julho são reservados para a estabilização da plataforma.

A janela de lançamento da versão final deve ocorrer a partir do mês de agosto, inicialmente para a linha Google Pixel e depois adaptada para as respectivas interfaces de cada fabricante. Para efeito de comparação, o Android 14 foi lançado em outubro de 2023.

O cronograma do Google para o lançamento do Android 15 (Imagem: Divulgação/Google)
O cronograma do Google para o lançamento do Android 15 (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

Enquanto isso, você pode acompanhar todas as novidades previstas para o novo sistema operacional, incluindo o que já apareceu no Beta e outros rumores do mercado.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade