Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

DAC nega ter omitido falhas do vôo de Diniz a Maresias

Quinta, 02 de agosto de 2001, 18h33
O Departamento de Aviação Civil (DAC) negou hoje, em nota oficial, que tenha ocultado irregularidades referentes ao vôo do helicóptero do grupo Pão de Açucar, que caiu na costa de Maresias, litoral norte de São Paulo, na última sexta-feira à noite. O comunicado foi emitido em resposta a acusações feitas pelo Jornal do Brasil, que nas edições de ontem e hoje afirmou que a aeronave não teria permissão para voar até Maresias. O DAC, no entanto, apesar de negar a omissão de falhas, não rebateu diretamente as acusações.

O helicóptero, segundo o jornal, estaria autorizado apenas a voar do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, até a avenida Paulista, na região central da cidade. O DAC apenas afirma que prefere não divulgar qualquer informação sobre o caso antes de a investigação estar concluída.

Confira a íntegra da nota:
Sobre as investigações do acidente com o helicóptero do empresário João Paulo Diniz. Em referência ao que foi noticiado hoje (02 de agosto), no Rio de Janeiro, num dos principais formadores de opinião deste país, o Departamento de Aviação Civil tem a esclarecer que:

Não oculta e nem nunca ocultou qualquer informação que seja do interesse da opinião pública. O DAC se posiciona sempre de forma cuidadosa e responsável na condução das investigações dos acidentes aeronáuticos, principalmente por seguir fielmente o que preconiza as diretrizes internacionais (anexo 13 da Convenção Internacional de Aviação Civil – "Investigação de Acidentes e Incidentes Aeronáuticos").

Os dados de uma investigação são preservados com o intuito único de se atingir o máximo de precisão possível na análise dos fatos, tendo em vista exclusivamente a prevenção de novos acidentes e a segurança de vôo.

Não cabe a este Departamento admitir perigosas especulações sobre as possíveis causas, sobre culpabilidades ou ainda tirar ilações sobre procedimentos que possam prejudicar quem quer que seja. Vale lembrar que as conseqüências de um julgamento realizado sem bases técnicas afetam moralmente e acima de tudo emocionalmente os envolvidos num acidente.

Para finalizar, após concluída a investigação, o DAC estará pronto para divulgar, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o Relatório Final do acidente, bem como encaminhá-lo às autoridades judiciais que o requisitarem. Assessoria de Comunicação Social do DAC

Leia mais:
» Laudo do IML confirma que piloto de Diniz morreu afogado
» Delegado intima Diniz, co-piloto e familiares para depor
» Equipe de resgate encontra corpo de piloto de Diniz
» Diniz diz que nem coletes nem cintos foram usados
» Helicóptero de João Paulo Diniz cai em São Paulo
» Veja mapa do local do acidente
» Confira galeria de fotos de Fernanda e João Paulo
» Chefe da Defesa conta como caiu o helicóptero de Diniz
» Veja a reconstituição do acidente

Redação Terra

Volta

 
 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.