Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

MST invade fazenda de Jader Barbalho no Pará

Quarta, 02 de maio de 2001, 00h33
Atualizado às 3h30

Cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram ontem, às 17h30, a Fazenda Chão Preto, de propriedade do presidente do Congresso Nacional e Senado Federal, Jader Barbalho (PMB-PA). A fazenda, de 16 mil hectares, fica em Aurora do Pará, 250 quilômetros ao sul de Belém. Não houve conflitos durante a ocupação.

"Vamos ocupar esta terra grilada e cheia de falcatruas da Sudam", disse o coordenador estadual do MST, Raimundo Nonato de Souza, minutos antes de quebrar a cerca da fazenda. O MST também alega que a propriedade é improdutiva. Jader afirma que um relatório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de 1996, mostrava que a propriedade era produtiva.

A área invadida já foi denominada Agropecuária Campo Maior, fazenda em que Jader dividiu sociedade com o empresário José Osmar Borges, acusado de desviar mais de R$ 100 milhões da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Em janeiro 1998, Jader comprou a parte de Borges e a Campo Maior foi incorporada à Chão Preto, já que as duas eram vizinhas. A propriedade tem mais de 70 quilômetros de estrada, três açudes e pasto cultivado.

Segurança - No início da manhã, as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal fizeram barreiras no município. Foram apreendidos facões com passageiros dos ônibus que chegavam à região para a invasão. Dois coordenadores estaduais do MST, Souza e Luiz Gonzaga da Silva, chegaram a ficar detidos por cerca de quatro horas por estarem dirigindo um carro sem habilitação.

A barreira dos policiais foi desmobilizada por volta das 10h30 por ordem do Comando Geral da Polícia Militar. Em seguida, o tenente Paulo Renato, do 11° Batalhão da PM, tentou convencer uma parte do grupo que esperava pela marcha a desistir da invasão. "Vocês não podem se deixar levar por outras pessoas", disse o tenente aos sem-terra.

A articulação para a invasão da fazenda de Jader começou há cerca de um mês, quando o MST chegou à região para cadastrar trabalhadores. "Estamos ouvindo essas histórias faz tempo, mas só agora a Polícia resolveu agir", afirmou o fazendeiro Edson Freire, proprietário da Fazenda Poliana, na região, que também já pertenceu ao presidente do Senado.
O Povo

Volta

 
 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.