Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Leia declarações de personalidades sobre a morte de Covas

Terça, 06 de março de 2001, 08h13
"Mário Covas era um homem verdadeiro. Eu acho que essa é a verdadeira lição: ser honesto, sincero, gostar de gente. Vou me lembrar permanentemente das lições do dia-a-dia. Na última vez que nos encontramos, ele disse: faça tudo o que tem de ser feito."
Geraldo Alckmin, vice de Covas no governo de São Paulo

"Não há perda para o PSDB, a perda é do Brasil. Mário Covas foi uma figura ímpar. Mais do que nunca, precisamos de figuras como ele. Covas provou que é possível lutar por suas idéias, contra a corrupção e pela honestidade."
Paulo Renato Souza, ministro da Educação

"Eu acredito que Mário Covas era o grande diferencial da política de São Paulo. A administração do Estado de São Paulo foi a última grande lição que ele deixou para nós."
André Franco Montoro, secretário da Economia e Planejamento de São Paulo

"Covas foi sempre um exemplo de luta neste país. Ele deseafiava até mesmo o seu partido e tinha uma visão muito além das outras pessoas. A lição que fica é de que vale a pena uma pessoa ter integridade e diginidade, porque sempre vem o reconhecimento pessoal e político."
Marta Suplicy, prefeita de São Paulo

"O governador Mário Covas deixa para a gente um exemplo de luta. Como colega, na política, vi Mário Covas apresentar várias vezes os seus argumentos com muita astúcia e muita argüição. Como governador, ele conseguiu a admiração de todos, inclusive do Partido dos Trabalhadores. Feliz o povo que tem uma pessoa do quilate de Mário Covas para estar sempre seguindo".
Eduardo Suplicy, senador de São Paulo

"Covas tinha fama de mal-humorado, mas ele lutava e era honesto naquilo que falava. Eu acredito que perdemos um exemplo de ética, dignidade e moral. Covas é um exemplo de homem que tinha palavra e cumpria a palavra. Acho que perde o Brasil, perde o PSDB, perde o povo brasileiro. Nós temos de relembrar as nossas diferenças político-partidárias, mas Mário Covas foi para o palanque comigo no Rio e deu apoio a Marta agora em 2000, além de integrar a Constituinte e lutar a favor da democracia. Era uma pessoa por quem eu tinha um profundo respeito e admiração porque ele tinha caráter e palavra".
Luís Inácio Lula da Silva, presidente de honra do PT

"Tivemos opiniões diferentes em alguns momentos, mas sempre com muito respeito e sempre reconhecendo em Covas um brasileiro que lutou pela democracia. Mário Covas, como todos nós, não deixou de cometer erros, na prática ele acabou concordando com a política que inviabilizava São Paulo, mas sempre foi coerente e nunca deixou de defender a sua opinião, mesmo quando era claramente minoria."
José Dirceu, deputado pelo PT

"Ele representava um espaço muito importante na vida política do nosso país. Eu particularmente quero expressar os meus sentimentos porque sempre fui muito ligado a ele por laços de amizade."
Leonel Brizola

"Os homens não se diferenciam na morte, eles se diferenciam durante a vida. Mário Covas sempre teve uma postura clara, nunca ficou em cima do muro."
Anthony Garotinho, governador do Rio de Janeiro

"Não me lembro de Covas insultando ninguém ou usando a política para diminuir seus adversários. Mário Covas foi um homem de grande larguesa de visão e terminou o seu epílogo como uma grande unanimidade nacional.
José Gregory, ministro da Justiça

Eu participei de um governo muito sério. Nós temos a obrigacao de continuar esse trabalho honesto."
Mauro Arce, secretário de Energia do Estado de São Paulo


Mário Covas representava principalmente uma luta anti-corrupção. Com sua permanente humildade, seriedade e correção deixa o exemplo para todos os brasileiros de amor à pátria. Se muitas pessoas seguissem o exemplo de Covas e sentissem o amor que Covas sentia pelo Brasil, estaríamos no primeiro mundo."
Antônio Ermínio de Moraes, empresário

"O Brasil perdeu um grande guerreiro da democracia, de sensibilidade social e firmeza administrativa, de respeito aos direitos humanos, com uma carreira límpida, galgada em todos os postos sempre pelo voto popular. Sempre foi um brigador de idéias, um consultor político, uma grande referência democrática. Hoje é um dia de muita tristeza. Perdi um amigo dos tempos acadêmicos, das lutas universitárias."
José Gregori, ministro da Justiça

"Durante muitos anos fomos companheiros de luta. Nas campanhas das Diretas, da Anistia e da CPI do Collor estivemos juntos, mesmo tendo sido adversários. Ele tinha um temperamento espanhol, que todos sabem, com momentos de irritação. Mas que, quando passava a brabeza, sempre foi dócil e atencioso. Fará uma falta imensa à cidadania e à democracia. Acho que todos devem seguir o exemplo dele."
Aloísio Mercadante, deputado do PT/SP


"Estamos todos consternados com o falecimento do governador Mário Covas. Ele foi uma referência de homem público. Portanto, estamos profundamente abalados com a sua morte, mesmo que já esperada. Se não fosse a doença, com certeza Covas seria o nome do PSDB à sucessão presidencial."
Pimenta da Veiga, ministro das Comunicações


"O Brasil perde um dos maiores homens públicos. Ao lado de Ulysses e Tancredo, Covas é um dos principais nomes da vida pública moderna. Mais do que a perda de Covas homem público perdemos um ser humano. Um homem sábio, que, cada vez mais experiente, era mais sábio e mais humilde. Covas tinha sensbilidade com as pessoas, era corajoso, obstinado e realizador."
José Roberto Arruda, líder do governo no Senado


"Já se disse que a maior homenagem que se pode prestar ao morto é a verdade. Mário Covas foi forte na doença e na vida: a coragem em defender suas convicções mudou, algo raro na política, em muitas oportunidades, o rumo dos acontecimentos. Íntegro e coerente, imprimiu caráter a todas as suas palavras, gestos e ações. Mostrou, por fim, que o sofrimento não nos deve abater, que o exemplo serve de testemunho e que sua morte deixa uma lição de vida a inspirar a todos na construção de uma sociedade caracterizada por um autêntico humanismo."
Marco Maciel, vice-presidente da República


"Mário Covas é o símbolo daquilo que a gente defende ao longo da nossa vida".
Itamar Franco, governador de Minas Gerais


Redação Terra

Volta

 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.