BRASIL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Aterrissagem durante seqüestro colocou passageiros em risco

Quarta, 16 de agosto de 2000, 20h48min
Passageiros e tripulantes do avião seqüestrado correram risco de vida, quando o comandante foi obrigado a pousar na fazenda, local que não é adequado para esse tipo de procedimento. "O modelo foi desenvolvido para pousar em pistas com alguma infraestrutura", explica o professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, Farhad Firoozmand. "Em qualquer lugar clandestino pousar pode tornar-se uma tarefa bem complicada.

Firoozmand acrescenta que o piloto tem de ser um tanto experiente para evitar um acidente em circunstâncias adversas como a de ontem. "O pouso só foi bem-sucedido por perícia do piloto."

Prestes a completar dez anos de sua privatização, a Vasp passa por uma das piores crises desde sua fundação, em 1934. A empresa, adquirida pelo Grupo Canhedo em outubro de 1990, registra uma dívida de R$ 2,1 bilhões, segundo o empresário Wagner Canhedo, presidente da companhia aérea.

A recente ameaça de paralisação pelos funcionários - marcada para 7 de agosto - ocorreu depois de cinco meses seguidos de atrasos nos salários e denúncias de falta de pagamento de recisões contratuais. A companhia alega que está negociando com os sindicatos de empregados, e como entrou no Refis (programa de refinanciamento de dívidas junto ao governo federal) terá condições de sanear suas contas.

Com uma frota menor - a empresa foi obrigada a devolver parte dos aviões que mantinha em sistema de leasing por falta de pagamento -, a Vasp não reajustou as tarifas no final de julho, como as suas concorrentes. Com isso, o futuro da Vasp poderá ser decidido nas próximas horas. Wagner Canhedo mudou ontem o discurso sobre a venda da companhia. "Eu quero vender e, se aparecer alguém com dinheiro para comprar, fazemos o negócio", disse. Por outro lado, o diretor-executivo da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil e Exterior (Confader), Nilson Carlos Pessanha Júnior, afirma que anunciará hoje que a instituição conseguiu o dinheiro para a compra. "Quando o dinheiro chega à mesa, tudo se resolve."

A Confader informou na sexta-feira que negociava a aquisição do controle da Vasp. O dinheiro, segundo revelou Pessanha Júnior, virá de diversas fontes, que formarão um consórcio. Além das doações feitas pelos fiéis, haverá a participação de um banco estrangeiro.

Leia mais:
» Funcionários de aeroporto são suspeitos do seqüestro do avião
» Vasp se diz vítima
» Avião da Vasp é assaltado no Paraná

Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.