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Natasha Filmes e Casa de Cinema de Porto Alegre
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O Dia-a-Dia das Filmagens de Meu Tio Matou 1 Kra, direto de Porto Alegre
Saiba mais sobre o filme | Capa

SEGUNDA, 14 DE JUNHO DE 2004

Ailton Graça participa de chat no Terra
Divulgação

Membro do elenco do filme Meu Tio Matou 1 Kra, o ator Ailton Graça participou de um chat com os internautas do Terra na noite desta segunda-feira.

Na conversa, ele falou um pouco sobre seu personagem e sobre as filmagens do longa."Eu faço um pai de família, o Duca. Darlan Cunha, é meu filho, Dira Paes é minha mulher e o endiabrado Lázaro Ramos, Éder, é meu irmão. As gravações estão indo de vento em popa, é muito divertido estar num set de filmagem ao lado de Jorge Furtado", disse.

Ailton passou a ser conhecido do grande público depois que protagonizou o traficante Majestade, no filme Carandiru (2003), de Hector Babenco. A experiência foi lembrada com muito carinho pelo ator. "Foi um prazer ter estreado num filme grandioso como Carandiru, com atrizes maravilhosas como Maria Luiza Mendonça e Ailda Lemer, e a direção primorosa de Hector Babenco".

O ator também se mostrou preocupado com aquilo que o cinema brasileiro pode transmitir ao povo. "Não tenho nenhuma preocupação que um filme nacional consiga furar o bloqueio e ganhar um Oscar. Prefiro mil vezes que um filme nacional provoque uma inquietação no nosso povo e o faça ir mais vezes ao cinema para ver como está sendo retratada a nossa história".

Confira a íntegra do chat!

 

SEGUNDA, 14 DE JUNHO DE 2004

O som direto de Zezé D’Alice
Divulgação / Ana Luz

Zezé é técnica de som direto do filme Meu Tio Matou 1 Kra. Há tempos na profissão, ela é exigente e minuciosa no que faz. Para este filme, seu trabalho começou duas semanas antes das filmagens.

Zezé veio a Porto Alegre visitar e analisar as locações para identificar possíveis ruídos que pudessem atrapalhar a gravação do som. Nas locações externas, sua primeira preocupação é o barulho de construções no entorno e o trânsito de automóveis. “Para cada situação usamos um tipo de microfone específico”, explica ela. “No caso de haver muito vento em locações externas, amarramos as árvores, se isso for possível”.

Zezé afirma que não está tendo muitas dificuldades para fazer o som direto neste filme. No estúdio, é necessário driblar o barulho dos automóveis no fim da tarde e dos navios que às vezes atracam no cais, mas a equipe providenciou isolamento acústico para os cenários. “Não vamos precisar de muita dublagem na finalização do filme, estamos conseguindo administrar bem os ruídos.”

Zezé trabalha com o auxílio de Marcel Costa e Rafael Rodrigues, seus microfonistas. A principal função deles é captar o som dos diálogos. “Os outros barulhos, como passos e portas se abrindo, além da inclusão da trilha sonora, por exemplo, se faz na fase de pós-produção, com a edição de som”, conta Zezé.

Esta é a segunda vez que Zezé trabalha com Jorge Furtado, com quem fez Luna Caliente. “O Jorge é um diretor calmo e seguro, e eu adoro trabalhar com essa equipe”, afirma.

O trabalho de Zezé D’Alice pode ser visto em produções como Cazuza, de Sandra Werneck, A Dona da História, de Daniel Filho, Sexo, Amor e Traição, de Jorge Fernando e Os Normais, de José Alvarenga Jr.