Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões

Atrações: Arte e Cultura

Leia mais
  Introdução

Atrações:
  Arte e cultura
  Palácios
  Parques e praças
  Outros Passeios

Serviço:
  Restaurantes
  Casas noturnas
  Hotéis
  Programação de cinema
  Programação de shows
  Programação de teatro
  Como chegar
  Mais informações

Fotos:
  Faça uma visita virtual
 
Museu Histórico e Pedagógico "Cerqueira César"
Fundado em 1957, é um dos pontos culturais da cidade. Possui uma pinacoteca e cinema, sendo que suas exposições estão distribuídas em salas interligadas, sempre obedecendo uma seqüência de assuntos.

Dentre suas atrações está a carruagem que conduziu D. Pedro II, quando de sua visita à cidade. O Museu encontra-se na Estação da FEPASA defronte a Praça Antonio Prado.

Horário de funcionamento:

  • 2ª à 6ª feira: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

    Observatório da USP
    O Centro de Divulgação da Astronomia (CDA) foi inaugurado no dia 04 de abril de 1986 - ano da passagem do Cometa Halley. O CDA é mais conhecido na cidade como OBSERVATÓRIO. A sua atividade principal consiste em divulgar a Astronomia para a Comunidade.

    As instalações físicas do CDA correspondem a uma réplica em pequena escala de um observatório profissional com: uma sala de aula improvisada, sala de exposição, cúpula de observação do Refrator Grubb, área externa para observação a olho nu, almoxarifado e dentro dele uma pequena câmara escura.

    Todas as sextas-feiras, sábados e domingos, no horário das 20h às 22h, o observatório está aberto ao público interessado em observar o céu, com os telescópios, e participar das atividades regulares programadas para o final de semana e ao longo do mês.

    Atividades:

  • Sextas-feiras: observação do céu
  • Sábados: observação do céu e às 21 horas, sessão astronomia, palestra sobre um tema de Astronomia com duração de trinta minutos com debate livre e esclarecimentos de dúvidas aos interessados
  • Domingos: observação do céu e/ou e simulação computadorizada do céu ou reprodução de imagens digitais e a astronomia na web

    Agendamento de Visitas Exclusivas ao Observatório:

  • As informações sobre reservas desses horários deverão ser feitas no CDCC. Telefone (0 xx 16) 273-9772 com Sra. Vanilde de Fátima Bongiorno

    LOCALIZAÇÃO:
    Universidade de São Paulo
    Campus de São Carlos - SP.
    Avenida dos Trabalhadores, n 400
    Entrada mais próxima do Observatório
    Av. Dr. Carlos Botelho
    esquina com a Rua Visconde de Inhaúma
    Telefone: 0-xx-16-273-9191 (OBSERTAVÓRIO) ou 273-9772 (CDCC)

    Site do Centro de Divulgação da Astronomia:
    https://www.cdcc.sc.usp.br/cda/observat.htm

    Campus Universidade Federal de São Carlos
    Criada em 1968, iniciou suas atividades em 1970. Única universidade federal localizada no interior do Estado de São Paulo (sede com Reitoria). Atualmente estudam na UFSCar cerca de 6258 alunos. A UFSCar oferece 27 cursos de graduação, e 36 opções em pós-graduação, sendo 12 em nível de doutorado, 18 de mestrado e 6 especializações.
    A UFSCar mantém um parque poliesportivo, com ginásios, quadras, piscinas, campo de futebol e pista de atletismo. Tanto as comunidades interna e externa contam ainda com outra opção de esporte e lazer no campus de São Carlos - a Pista da Saúde, localizada num bosque de eucaliptos e por onde passam mais de seis mil usuários por semana.

    A Biblioteca Comunitária da UFSCar: Inaugurada 1995, com projeto pioneiro que atende a alunos e professores de 1º e 2º graus, além da comunidade universitária. Instalada em área de 900m2, conta com recursos computacionais e acervo com mais de 87 mil títulos (leitura científica e tecnológica, didática e paradidática, brasileira e infanto-juvenil, de multimídia, coleções especias e "gibiteca"). Possui, também, uma sala especial contendo a biblioteca particular do professor e sociólogo Florestan Fernandes.

    Campus USP
    Criada em 1953, a Escola de Engenharia de São Carlos - USP, inicialmente foi instalada no edifício que hoje abriga o CDCC. Atualmente está localizada numa área de 321.452m2, onde estão situados, também, os Institutos de Ciências Matemáticas, de Física e de Química que oferecem diversos cursos de graduação e pós-graduação, reconhecidos internacionalmente.

    Em seus cursos de graduação há 1244 alunos matriculados e nos de pós-graduação, 1382. Acham-se em atividade 204 servidores docentes e 326 não-docentes.
    O endereço da USP - São Carlos é Av. Trabalhador Sancarlense, 400.

    Catedral
    Construída no local da primeira capela da cidade de São Carlos, é uma réplica da Basílica de São Pedro, em Roma (Itália). Possui vitrais de Helmar, altares de mármore carrara e cúpula com 70m de altura. A imagem de São Carlos Borromeo, original do tempo da fundação da cidade, com cabeça e mãos esculpidas em madeira, esta preservada aqui.

    A planta e maquete da Catedral foram elaboradas pelo professor Ernfried Frick. Este belo monumento está localizado na região central da cidade na Avenida São Carlos, entre as ruas Conde do Pinhal e 13 de Maio.

    Redação Terra

  • volta para a capa
     
    » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
    Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade