Turismo Roteiros  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ARGENTINA

Um passeio pelo centro e bairros turísticos

Leia mais
Roteiro
  Introdução
  Um passeio pelo centro e bairros
  Galerias Pacífico
  Cassino
  Museu de Arte Latino-americano
  Teatro Colón
  Museu Boca Juniors
  Hard Rock Cafe
  História de Buenos Aires
  Tango: a dança argentina
  Vida noturna de Buenos Aires

Serviço
  Onde comer em Buenos Aires
  Onde dormir em Buenos Aires
  Outras informações
  Pacotes para Buenos Aires

Visita virtual
  Veja fotos de Buenos Aires
 
O centro de Buenos Aires é incrível. No meio da maior avenida do mundo, a 9 de Julho, localizada no coração da cidade, o visitante encontra a praça de Mayo, onde fica a pirâmide com o mesmo nome, obra que representa um dos maiores símbolos da cidade. A região é considerada pelos portenhos o centro da capital argentina, embora o referencial não esteja geograficamente correto.

É neste ponto que a cidade foi fundada, em 1580, e a partir dele que ela se expandiu. O local, portanto, é considerado um dos mais importantes do país. Ao redor da Avenida 9 de Julho, com suas oito pistas em cada sentido, largas e imponentes, encontram-se bancos, bares, restaurantes e hotéis. É na região central onde as obras e patrimônios mais antigos da cidade estão localizadas.

Em frente à praça de Mayo encontra-se a Casa Rosada, sede do governo argentino, uma da inúmeras construções onde a arquitetura italiana está presente. O local é palco de acontecimentos políticos, sociais, esportivos, cinematográficos e, durante a crise, recebeu os panelaços. Aos domingos, a Casa Rosada é aberta para visitas guiadas, sempre às 15h.

Constituem ainda a rota turística na região central o Museu da Casa de Governo, antigo Congresso Nacional, Igreja de São Domingo, Basílica de São Francisco, Museu da Cidade, Igreja de São Ignácio, Manzana de la Luces e Túneis (antigo centro cultural de Buenos Aires), Legislatura da Cidade, Cabildo, Palácio Municipal e a Catedral Metropolitana. É perto do centro e da praça de Mayo que está a Avenida de Mayo, onde fica o tradicional Cafe Tortoni. A região abriga ainda o Teatro Avenida, Plaza Lorena, Teatro El Liceo, Congresso Nacional, Confeitaria El Molino e diversos monumentos.

Corrientes, Tribunales, Colón e Obelisco - Dividindo a cidade em rotas para facilitar um passeio turístico, esta região, a mais movimentada de Buenos Aires, é uma boa opção para percorrer após uma visita ao centro. As ruas do Corrientes, Tribunales, Colón e Obelisco ficam repletas de gente durante todo o dia e até a madrugada, uma vez que algumas livrarias que estão na região ficam abertas até tarde. Além disso, a área conta com bares, cinemas, teatros, tribunais e outros diversos lugares para visitar.

Florida, Retiro e Recoleta - Estes bairros são mais comerciais e abrigam shoopings e lojas, além de pontos importantes como o Complejo Ferroviário e o Terminal de Ônibus. A Recoleta é o bairro mais nobre da cidade. São bares, prédios ao estilo francês e centro de compras, como o Pátio Bulrich - o shopping mais chique de Buenos Aires.

Palermo e Belgrano - Para um passeio mais tranqüilo, as regiões de Palermo e Belgrano são ótimas opções, principalmente para quem gosta de natureza. É em Palermo, por exemplo, que está localizado o exótico Jardim Japonês, o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico. No Belgrano, onde a área é quase toda arborizada, o clima é mais tranqüilo ainda. O passeio pode incluir visitas à Igreja da Inmaculada Concepción, os museus Sarmiento e Casa de Yrustia, e a Estátua da Liberdade, uma réplica da localizada em Nova York.

San Telmo e La Boca - Os bairros mais antigos da cidade revelam paisagens históricas. São casas dos séculos XVIII, XIX e XX, localizadas entre pontos turísticos como o Museu Histórico Nacional, Parque Lezama e uma feira de antigüidades, os três em San Telmo. No La Boca, bairro de periferia e berço da influência italiana, o futebol é o principal assunto. O bairro idolatra o time que viu crescer, o Boca Juniors, e dedicou um museu de alta tecnologia à paixão pelo time - o Museo de la Pasión Boquense. A região simples e orgulhosa é visitada por turistas de todo o mundo.

Rodrigo Jordão/Redação Terra
Terra viajou a convite da Secretaria de Turismo de Buenos Aires

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade