Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
SERVIÇO

Como desistir de uma viagem em cima da hora

Leia mais
  Introdução
  Cuidados com serviços turísticos
  Mais dicas de serviço
 
Tudo foi planejado nos mínimos detalhes, mas houve um imprevisto em cima da hora e você terá de desmarcar uma viagem. O que fazer para não ter prejuízo se o hotel, carro e passagens já estavam reservados? Confira algumas dicas.

Qualquer cancelamento que partir do consumidor deve ser comunicado por escrito, com a maior antecedência possível. Segundo informações do Procon, o agente de turismo, com exceção da parte aérea, poderá reter percentuais proporcionais ao prazo em que a empresa foi informada do cancelamento (de acordo com normas da Embratur, 10% para cancelamentos a mais de 30 dias da excursão; 20%, entre 30 e 21 e percentuais superiores correspondentes a gastos comprovados pela agência, no caso de menos de 21 dias do início da excursão).

No caso de empresas aéreas, a condição de reembolso pode variar de acordo com o tipo da tarifa e com a forma de pagamento das passagens. A mesma dica vale para reserva em hotéis, que dependendo da época do ano, cobram parte da estadia com antecedência.

É importante verificar sempre a política de cancelamento de cada empresa para evitar problemas. Às vezes acontece de o hotel cobrar uma diária pela desistência. As locadoras de carro costumam cancelar reservas sem problemas, mesmo assim é importante verificar as normas antes da contratação ou reserva do serviço.

Para evitar aborrecimentos, na contratação de um serviço de turismo, é recomendável fazer tudo por escrito. No contrato deve constar aquilo que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. Em caso de dúvidas, o consumidor deve procurar o órgão de defesa Procon na sua cidade ou local mais próximo.

Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade