Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
MELHORES DO MUNDO

Nova York, EUA: Estátua da Liberdade

Divulgação
Estátua da Liberdade
Leia mais
  Introdução
  Torre Eiffel, Paris
  Estátua da Liberdade, NY
  Big Ben, Inglaterra
  Cristo Redentor, Rio
  Catedral da Sagrada Família, Barcelona
 
Este monumento, símbolo da libertade, é um presente dado, no dia 04 de Julho de 1884, pelo povo francês aos americanos em comemoração à aliança feita pelas duas nações durante a Revolução Americana. Foi o historiador francês Edoard de Laboulaye quem propôs, em 1865, que seu país devesse presentear os EUA, por ocasião do primeiro centenário da Declaração de Independência. Por mais que os franceses daquele tempo tenham protestado contra a iniciativa, o escultor Frederic-Auguste Bartholdi viajou a terra americanas para conversar com as autoridades locais.

Um monumento como o que se planejava produzir teria um custo muito elevado, por isso se criou a União Franco-Americana para arrecadar fundos. O preço total da estátua, de ff$ 1 milhão, foi custeado totalmente pelo povo francês. Entretanto, os norte-americanos desembolsaram os U$ 250 mil necessários para a construção do pedestal.

Na sua mão direita, a divindade representada pela estátua carrega uma tocha iluminada; em sua mão esquerda, uma carta que representa a Constituição na qual está inscrita a data 04 de Julho de 1776 escrita em algarismos romanos. Em seu pé, uma corrente quebrada simboliza a liberdade conquistada em relação à colônia européia.

A Estátua da Liberdade foi concebida como um monumento nacional em 1924 e é feita de uma armação de cobre de 2,4 milímetros de espessura. O que a sustenta é uma chapa de ferro desenhada por Alexandre-Gustave Eiffel, criador da Torre Eiffel de Paris.

Confira o roteiro de Nova York

Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade