Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
CEARÁ

Fortaleza

Leia mais
  Introdução
  Off-road: aventure-se com estilo
  Principais roteiros de off-road
  Os encantos de Fortaleza
  Serviço: para ir a Fortaleza
  Complexo turístico Beach Park
  Praias: Cumbuco
  Praias: Lagoinha
  Praias: Fleixeiras e Mundaú
  Praias: Jericoacoara e Gijoca
  Praias: Canoa Quebrada
  Praias: Morro Branco
  Vida noturna cearense
  Fortal: a maior micareta do Brasil
  Roteiros de Ecoturismo
  Onde dormir no Ceará
  Onde comer no Ceará
  Veja fotos do Ceará
 
Com suas charmosas praias e calçadões, moderna infra-estrutura, população encantadora e vida noturna pulsante, Fortaleza tornou-se uma das principais portas de entrada do turismo do Nordeste. Agraciada com um sol forte que esquenta suas belezas pela maior parte do ano, a cidade vem atraindo cada vez mais visitantes, de todas as partes do Brasil de do mundo.

Escolher a capital cearense como destino turístico é optar por prazeres da vida como caminhar por areias finas e claras, degustar uma culinária regional excelente, se deliciar com a brisa vinda do oceano ou se deixar levar pelo ritmo do mais típico forró. Outro fator marcante na cidade é o sotaque acentuado da alegre e recepitva população local. Os moradores de Fortaleza orgulham-se de pertencer à capital brasileira do humor e não hesitam em mencionar os nomes dos conterrâneos ilustres, como Chico Anísio, Renato Aragão, Tom Cavalcanti e Falcão.

A Avenida Beira-Mar, onde estão os principais hotéis, restaurantes e áreas de lazer da cidade, fervilha durante o verão. Ao longo das praias e calçadões, dezenas de barzinhos e quiosques vendem cerveja gelada, coco verde, coquetéis e frutos do mar, tudo a preços convidativos. Os cordões de bares situados na Volta da Jurema, em Iracema e na Praia do Futuro são os preferidos da população local, apesar de o mar nestas regiões não ser o mais indicado para banho.

Fortaleza é repleta de contrastes. Edifícios imponentes dividem as ruas com casas coloniais. Jangadas rústicas deslizam pelos mares, não distantes de lanchas potentes. Shopping centers oferecem opções de lojas de grife, ao passo que o Mercado Central expõe o que há de melhor no artesanato local. Crianças circulam próximas a carros importados de luxo oferecendo sacos de castanha de caju, tapioca e roletes de cana de açúcar, geralmente a R$ 1 ou R$ 2.

Centro antigo reúne cultura e agito
O centro antigo de Fortaleza, que foi totalmente reformado nos anos 90, figura entre as principais atrações da cidade. Na praça José de Alencar, encontra-se a casa do escritor de mesmo nome, autor de clássicos da literatura nacional como O Guarani e Cinco Minutos. Construída em 1908 em estilo neoclássico e reformada em 1990, a residência foi tombada pelo Patrimonio Histórico Nacional e recebe visitantes de segunda à sexta.

Perto dali, no fim da praia de Iracema, está a Ponte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica, que na verdade é um pier feito de madeira. O lugar é um dos mais atraentes de Fortaleza e muita gente o elege como o melhor pôr do sol na cidade. A menos de 50 metros da ponte, na Rua dos Tabajaras, bares, discotecas e bons restaurantes atraem muitos visitantes todas as noites.

O restaurante Estoril, por exemplo, que serviu como cassino para oficiais americanos durante a II Guerra, agora serve um ótimo Baião de Dois (arroz e feijão feitos na mesma panela com temperos locais) e Peixe à Delícia (filé com molho de creme de leite e bananas fatiadas). A poucos metros de distância deste local encontra-se o Pirata, uma casa que funciona ao mesmo tempo como restaurante e pista de dança com shows ao vivo. Os turistas que estiverem no Pirata às segundas-feiras irão conferir o forró mais agitado do mundo.

Ainda no centro de Fortaleza, a cinco minutos a pé da ponte metálica, e mais ou menos a mesma distância do Mercado Central, o visitante encontra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Inaugurado em 1999, o lugar, de 30.000 metros quadrados, abriga o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, além de salas de cinema e dois teatros.

Fernando Salm/Redação Terra
Terra viajou a convite de Trip Time Turismo

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade