Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
COSTA DO DENDÊ

Sombra e água fresca

Karen Abreu/AE
As praias do Morro de São
Paulo compõem um belíssimo
cenário natural
Do alto do morro, os dois turistas chilenos olham e parecem não acreditar. "Conheço outros lugares do Brasil, mas isso é impressionante", diz um deles. A vista em questão é a das belas enseadas azuis-esverdeadas de Morro de São Paulo, na Costa do Dendê, um dos sete pólos turísticos da Bahia. Além de Morro - o destino mais importante, que no ano passado recebeu mais de 160 mil turistas -, fazem parte dessa região Valença e seu distrito Guaibim, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Maraú.

Ao todo, são 115 quilômetros de litoral, onde o visitante ainda encontra praias praticamente intocadas, como a de Barra Grande, no povoado de mesmo nome. Cachoeiras existem aos montes. Depois de um percurso de 2,5 quilômetros, chega-se à da Pancada Grande, em Ituberá, com queda de 80 metros de altura e águas refrescantes. Em Valença e Camamu, casarões do século 19 lembram um passado de prósperas economias. Em qualquer lugar dessa costa, a natureza não decepciona o visitante.

Para que mais turistas descubram o que a Costa do Dendê tem, o governo da Bahia está destinando US$ 110 milhões em obras de infra-estrutura, melhorias nas estradas, recuperação urbanística e construção de aeroportos, como o de Valença, inaugurado em julho. O empreendimento, chamado Bom Jardim, inclui ainda um atracadouro. Orçado em R$ 5,5 milhões, o aeroporto, por enquanto, é utilizado apenas pelo Club Med de Itaparica, que faz vôos fretados para seus hóspedes.

Quando começarem os vôos regulares - previstos ainda para este ano -, a chegada a Morro de São Paulo será bastante facilitada. Depois do desembarque em Valença, haverá um traslado até o atracadouro, feito em 10 minutos. De lá, ocorrerá o transporte marítimo para o povoado, que em lancha rápida dura menos de 15 minutos, quando antes era necessário atravessar a Baía de Todos os Santos de catamarã, seguir pela BA-001 durante uma hora e fazer outra travessia de barco para alcançar Morro de São Paulo.

VEJA TAMBÉM:
» Coloque o tênis e descubra Morro de São Paulo
» Arquitetura de Valença preserva o esplendor do período colonial
» Para agitar ou descansar, escolha sua praia
» Percurso revela cachoeiras e tradição cultural
» Um paraíso escondido chamado Maraú
» Localize-se na Bahia

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade