Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
COSTA DO DENDÊ

Para agitar ou descansar, escolha sua praia

De praticantes de surfe e jovens à procura de badalação até pessoas que simplesmente procuram a sombra de um coqueiro para relaxar, todo mundo encontra a "sua praia" em Morro de São Paulo. Elas não têm nome, sendo identificadas numericamente. Assim, existem a Primeira, a Segunda, a Terceira e a Quarta Praias. Todas com águas mornas e cristalinas, que deixam transparecer corais, algas e a diversidade da vida subaquática. O acesso para a Primeira é pela principal rua de Morro, a Caminho da Praia, onde há posto telefônico, lojinhas, restaurantes, pousadas e o Centro de Informações Turísticas.

A Primeira Praia, com apenas 500 metros de extensão, é a mais povoada, cheia de pousadas e casas de veraneio. É também a mais indicada para quem quer praticar surfe.

A Segunda Praia é a preferida dos jovens, por concentrar o agito tanto durante o dia - em várias barracas com quadras de vôlei e futevôlei, guarda-sóis, etc. - quanto à noite, quando ocorrem os luaus, regados a muita música e paquera.

Durante as marés baixas, a presença de recifes assegura o surgimento de piscinas naturais na Segunda Praia, que formam pequenos aquários. Mas é bom ter cuidado quando se caminha pelo local nessas circunstâncias, pois o fundo é escorregadio e cortante.

Na Terceira Praia, enseada com 800 metros de extensão, encontramos a Ilha da Saudade. Na verdade, pode-se dizer que é mais um jardim do que uma ilha, pois trata-se de uma formação que começa na areia e avança para o mar, onde se vê coqueiros e outras árvores. A areia é branca e cortada por alguns pequenos córregos e mata nativa.

O restante da área de Morro de São Paulo é ocupado pela Quarta Praia. São cerca de 20 quilômetros de praia praticamente deserta. Com um mar de águas esverdeadas e transparentes, cercado de coqueirais, esse é o cenário ideal em Morro para quem quer descansar longe de agito e movimentação.

A Quarta Praia abriga um dos restaurantes mais celebrados do povoado, o Piscina, que serve basicamente peixes e frutos do mar. As especialidades são o bobó de camarão e a lagosta grelhada, acompanhados de arroz, feijão, salada e pirão. Custam R$ 25,00, com os pratos servindo bem duas pessoas. As caipirinhas, a R$ 2,50, também são uma boa pedida. Para completar a farta e deliciosa refeição, experimente a cocada preparada na hora - é cortesia da casa.

Paraíso - Esse cenário de sol, calor e lindas praias faz a cabeça dos estrangeiros que, pelos números da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), foram cerca de 20 mil no ano passado, dos 161 mil visitantes que estiveram no lugar. Em plena baixa temporada, não é difícil encontrar gente falando espanhol, inglês ou alemão.

"Aqui, todo dia se parece com um sábado, tamanha é a festa e a alegria das pessoas", atesta o estudante chileno Marcelo Pino, de 31 anos, que mora em Hamburgo, na Alemanha, e estava de férias na Bahia com a namorada brasileira, a estudante Verena Strauss, de 24 anos. "Morro é o lugar para esquecer o dia-a-dia e o frio da Alemanha", afirma ela.

Os estudantes estavam na companhia do casal formado pelo executivo argentino da United Airlines Sergio Newman, 33 anos, e a estudante alemã de economia Tina Angermüller, 24 anos, com quem Verena e Pino fizeram amizade na praia.

"Tive ótimas referências de Morro por outros amigos argentinos que já vieram e também estou gostando muito", diz Newman.

VEJA TAMBÉM:
» Sombra e água fresca
» Coloque o tênis e descubra Morro de São Paulo
» Arquitetura de Valença preserva o esplendor do período colonial
» Percurso revela cachoeiras e tradição cultural
» Um paraíso escondido chamado Maraú
» Localize-se na Bahia

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade