Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
BRASIL

Histórias de Natal, da ocupação à Segunda Guerra

Divulgação
A cidade de Natal, hoje com 750 mil
habitantes surgiu a partir do Forte
Localizada em posição estratégica em relação à África, Natal foi a cidade que reuniu o presidente americano Roosevelt e Getúlio Vargas em 28 de janeiro de 1943, data do acordo sobre a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial e da construção de uma base aérea americana no lugar que, anos depois, foi apelidado de "Trampolim da Vitória". A partir daí o progresso foi, vagarosamente, dando formas e prestígio à capital do Rio Grande do Norte. A música também deve agradecimentos a essa posição estratégica - os bailes que os militares americanos promoviam eram abertos a todas pessoas, "for all". Expressão e bailes esses que deram origem ao termo forró, o ritmo mais querido no nordeste.

Também o nascimento da cidade - hoje com 750 mil habitantes - se deve à sua posição estratégica. Ela surgiu a partir do forte construído para proteger a costa do nordeste e iniciar a conquista do Rio Grande, conforme ordem do rei Felipe II da Espanha, I de Portugal. Em 6 de janeiro de 1598 a edificação do forte foi concluída pelo padre português Gaspar de Samperes e um ano depois recebeu o nome de Fortaleza dos Reis Magos, dando também origem à fundação da cidade de Natal.

A fortaleza, depois de inúmeras batalhas e acontecimentos que marcaram sua existência, ainda resiste na costa natalense. A sua arquitetura em forma de estrela, suas paredes centenárias e suas passarelas de pedra constituem hoje um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ao lado da fortaleza está a Praia do Meio, com sua vigilante estátua de Iemanjá e, logo depois, a Praia dos Artistas, que ganhou esse nome pelo forte movimento de astros da música que se hospedavam no hotel em frente, quando se apresentavam na cidade. Subindo pela Praia dos Artistas, chega-se à Ladeira do Sol, um mirante de onde se observa toda costa central de Natal.

Subindo a Ladeira, o visitante chega à Avenida Câmara Cascudo, que recebe o nome de um dos mais importantes escritores e folcloristas brasileiros. A casa de Luís da Câmara Cascudo, de arquitetura clássica, é tombada pelo Estado e se localiza nessa avenida.

Entre outras relíquias ainda conservadas pela cidade estão duas das igrejas construídas pelos portugueses, em meados do século 17. Chamam-se Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e Igreja de Santo Antônio, localizadas na região central da cidade.

No bairro de Petrópolis, fica o Centro de Turismo de Natal, um lugar que foi construído em 1974 para ser um presídio, já virou orfanato e hoje é um complexo de lojas com produtos típicos, galeria de arte e restaurante com vista para o mar. Lá dentro, não deixe de apreciar a linda porcelana azul potiguar e, na galeria, as belas esculturas religiosas em madeira cumburana, dos artistas Luzia Dantas e Ambrósio Córdoba.

VEJA TAMBÉM:
» Genipabu tem a natureza como o turista quer
» Conheça Genipabu na garupa de um dromedário
» Buggy leva turista até Fortaleza
» No litoral norte se encontram belas paisagens e boa comida
» Cabo de São Roque é o Brasil mais perto da África
» Qualquer um mergulha em Maxaranguape
» Caia na noite em Natal
» Cajueiro e baobá são atrações do litoral sul
» Praia da Pipa é a mais famosa do RN
» Saiba tudo sobre Genipabu

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade