Turismo Roteiros
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Sites relacionados
Ícaro Brasil
Rumbo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
RIO GRANDE DO SUL

Frio e natureza seduzem na Serra Gaúcha

Sandra Pecis/Terra
A cidade de Canela, com a arquitetura típica da Europa, é um dos grandes atrativos das Serras Gaúchas
Depois de devorar caixas de chocolate, programa número 1 do famoso circuito Gramado-Canela, vale esticar o passeio pela Serra Gaúcha e queimar muitas calorias, trocando a badalação por programas que, às vezes, iniciam antes de o galo cantar. A aventura em meio a coxilhas e vales, cortados por estradas que levam a verdadeiros monumentos naturais, deve seduzir ecoturistas, dos menos experientes aos mais radicais.

Para tanto, pega-se carona nas corredeiras do Rio Paranhana, que nasce em Canela e atravessa o Parque das Laranjeiras, no município de Três Coroas. O passeio, que segue pela RS-020, leva a Cambará do Sul, onde está localizado o Parque Nacional de Aparados da Serra, até São José dos Ausentes, ponto de maior altitude do Estado.

Os municípios resumem-se a um punhado de casas coloridas às margens de uma avenida principal. Colonizada por alemães, italianos e portugueses, a região aposta no turismo rural e ecológico "sem maquiagem", como dizem.

Proprietários de áreas rurais oferecem hospedagem com café da manhã e jantar. As mulheres acumulam funções: revezam-se entre família e visitantes, preparando pratos para todos os paladares. Carnes macias e doces encantam e reabastecem.

Estrangeiros - Proprietária de uma fazenda no distrito de Silveira, que acolhe quem se aventura em Ausentes, Denise Boeira conta que já recebeu turistas alemães, japoneses e canadenses. De volta a seus países, eles até já mandaram presentes para seus três filhos. "Cria-se um vínculo afetivo com os visitantes", diz.

Em um galpão próximo da casa, Denise montou um museu que reúne 5 mil peças, entre engenhocas antiquíssimas, como as primeiras máquinas de escrever e de calcular, até peças curiosas, a exemplo de xícaras com "bigodeiras" (bá, tchê!) até dentes recolhidos em um cemitério indígena das redondezas. "Meus avós eram colecionadores e o que era uma brincadeira virou uma atração", comenta.

Redescobrir a região e suas atrações são metas da Secretaria de Turismo de São José dos Ausentes. Por causa do frio e dos solos "rasos", impróprios para o plantio, gerações e gerações foram abandonando as terras. Daí, diz a lenda, o nome Ausentes. Quem visita o município ainda confere o Nada, fenômeno natural provocado pela mistura das massas de ar quente que chegam do litoral com o ar gelado da serra. Então, formam-se nuvens densas que invadem a cidade e tornam tudo invisível.

Além de trilhas que levam a lugares como a Cachoeira Rodrigues ou o Pico Montenegro, ponto mais alto da região (1.403 metros de altitude), o município aposta no "mula-trekking". Dez mulas acompanham aventureiros que queiram descer as encostas do canyons durante um dia inteiro. O programa inclui paradas em galpões onde os turistas mais radicais passam a noite.

"Fizemos esse passeio uma vez e devemos repeti-lo", diz o secretário Aécio Boeira.

VEJA TAMBÉM
Rafting noturno vira sucesso em Três Coroas
Fenda de 700 metros separa gaúchos e catarinenses
Trilha desafiadora leva a seis belas cachoeiras
Tudo que você precisa para fazer a viagem ao RS

O Estado de S. Paulo

volta para a capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade