Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
RIO GRANDE DO SUL

Fenda de 700 metros separa gaúchos e catarinenses

Ultrapassar a fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina equivale a uma queda de aproximadamente 700 metros. No Parque Nacional de Aparados da Serra, caminha-se pelas bordas do Canyon do Itaimbezinho e, seguindo a orientação dos guias, é possível aproximar-se dos penhascos. Quem tiver estômago pode arriscar deitar-se de bruços e observar o encontro das águas das cachoeiras que abençoam o lugar.

Monumentos naturais, os canyons começaram a se formar há 130 milhões de anos, quando uma explosão subterrânea provocou um derramamento de lavas basálticas. Com uma grande fenda no meio, a impressão que se tem é de que seus paredões verticais e bordas foram esculpidos. Itaimbezinho significa "pedra afiada".

Quando a névoa fica densa e preenche as depressões, a população local costuma dizer que "o caldeirão está fervendo". O fenômeno, resultado da mistura do ar quente do litoral com o ar frio da serra, impede que se aprecie belezas que se avistam dali, como a praia de Torres, a apenas 30 quilômetros.

Instabilidade - A trilha até o vértice do Itaimbezinho, de onde se avista a cachoeira Véu da Noiva, é a única que pode ser feita sem a presença de um guia. São mais de três quilômetros de caminhada tranqüila pela mata nativa. O que cansa os visitantes é trocar de roupa. O tempo muda de cinco em cinco minutos. "Aqui, previsão do tempo não funciona", diz o biólogo e guia turístico Paulo Konzen.

Administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o parque conta com lanchonete e espaço cultural, onde são exibidos vídeos, além de lojas de artesanato. Os administradores queixam-se das agências que promovem cavalgadas pela região.

"Está proibida a entrada desses animais aqui", diz o administrador do parque, Paulo Cezar Bastos.

VEJA TAMBÉM
Frio e natureza seduzem na Serra Gaúcha
Rafting noturno vira sucesso em Três Coroas
Trilha desafiadora leva a seis belas cachoeiras
Tudo que você precisa para fazer a viagem ao RS

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade