TURISMO
(digite + enter)

» MetaBusca
TERRA
OUTROS CANAIS

360 GRAUS

» Amyr Klink
» Aventura
» Bonito
» Chapada dos Guimarães
» Extremoss
» Giro pela América
» Mergulho
» Mountain Bike
» Expedição Nômade
» Noronha
» Off Road
» Petar
» Rafting
» Rota Austral
» Trekking
» Videoteca
» Audioteca

FALE CONOSCO
Entre em contato e envie críticas e sugestões

FÉRIAS
Saiba o que não pode faltar na mala de viagem
Viajar é um dos grandes prazeres da vida, não resta a menor dúvida. Mas, fazer mala, desfazer e, principalmente, não esquecer de nada, é um problemão

Quarta-feira, 14 de junho de 2000

Kenji Honda/AE
Luis Camargo, maquiador da rede Globo: sem o cortador de unhas ganho do pai e o par de havaianas ele não viaja
Nos tempos do Império, além de malas e malas, cofres, caixas de chapéus, saiotes, perucas, os nobres ainda podiam se dar ao luxo de levar suas mucamas ou damas de companhia para responder por qualquer esquecimento.

Hoje, a responsabilidade ficou para quem parte, com ou sem saudades.

Então, há aqueles previdentes que fazem uma lista completa do que levar, o que combina com o quê. Outros levam roupas erradas e tem quem já esqueceu as calcinhas, a escova de dentes, o creme dental, ou, até mesmo ficou sem mala porque, ao desembarcar em Nova York, descobriu que ela pegou carona e foi fazer turismo em Hong Kong.

Se não bastassem estes problemas, muita gente, mas muita gente mesmo, alguns famosos, outros viajantes por natureza e até os ricos têm manias incríveis e não deixam de levar "coisinhas" muito peculiares em suas malas, não importa para onde estão indo.

O ex-modelo, padeiro e, agora, apresentador de um programa de culinária no GNT, Olivier Anquier é espartano em suas viagens:" Como estou sempre correndo para gravar meus programas, conhecendo lugares incríveis desse País, minha valise sempre tem uma calça jeans, uma cueca, uma meia e uma camiseta. Entretanto, na minha necessaire, além da escova de dente e pasta, nunca, mas nunca, pode faltar meu pincel, creme de barba, barbeador e lâminas de barbear, aquele kit bem antigo mesmo. Minha pele não se adapta ao barbeador elétrico de jeito nenhum."


AH! AS HAVAIANAS
Conhecida por ser uma das maiores agitadoras da noite paulista, Mary Nigri, dona do Quattrino e do Ecco, adora viajar. Não perde uma estréia de teatro de seus amigos inseparáveis Miguel Falabella e Raul Gazzolla, no Rio; é figura carimbada das festas baianas, seja em Salvador ou Porto Seguro e, pelo menos quatro vezes por ano vai para Nova York, onde aproveita para trazer novidades para incrementar suas casas.

Vivendo nessa ponte-aérea, Mary procura sempre viajar com o mínimo possível, como uma calça preta, uma camisa branca e um jeans, um blazer ou casaco, uma malha colorida e várias camisetas brancas, que servirão como curinga. "O ideal é levar roupas de tecidos que não amarrotam, peças versáteis e práticas que possam formar vários conjuntos, mas, se aparecer aquela festa inesperada, em Nova York, o bom mesmo é comprar".

Mas, o que não pode faltar na sua mala, em qualquer viagem, são suas havaianas e Dormonid, que ela tem sempre um na mala e outro na bolsa para não correr risco de ficar sem; além do Biodroga, um fluído especial para o rosto.

Supervisor de cabelo e maquiagem da Rede Globo, Luis Camargo, responsável pelas caracterizações de novelas como Hilda Furacão, Salsa e Merengue, Cara e Coroa e, que, atualmente, é responsável pelo programa Garotas do Programa é outro viajante de carteirinha. Além do trabalho que, às vezes, o leva para outros países, outros Estados, ele adora viajar e diz: "Não viajo sem meu creme de barbear da MAC, minha escova de dentes do Philippe Stark que, além de macia, tem uma tampinha que não ocupa espaço na necessaire e, também, as havaianas. Agora, o mais importante, é meu cortador de unhas, que ganhei do meu pai, super antigo, que é o único que funciona."

PARA SENTIR SEGURANÇA
Agora, você pode imaginar como é a vida desses artistas que estão cada dia em uma cidade? O que vai com eles?

O Grupo Exaltasamba, que está lançando o CD Mais uma Vez, acaba de chegar dos Estados Unidos, onde fez três shows - Nova York, New Jersey e Boston.

Representaram o Brasil na festa de 500 Anos de Descobrimento e tiveram uma recepção calorosa de brasileiros e americanos.

Com certeza, viajar em grupo ainda é mais difícil e, com eles, não seria diferente - cada um tem uma mania muito especial mas, na maioria das vezes, são coisas que vãolhes dar mais segurança.

Chrigor (vocalista) não viaja sem levar a Bíblia e o porta-retratos com a foto da filha Sofia; Péricles (voz e banjo) carrega livros e o disc man com seus CDs preferidos; Izaias (voz e violão e, também, maestro do grupo) não fica sem seu violão. Ele explica: "O violão vai do meu lado, sempre, dorme comigo já que, muitas vezes, no meio da noite eu acordo pronto para fazer uma música. Muitas se tornaram grandes sucessos. Ele precisa estar do meu lado. É o maior problema, principalmente, no avião, mas não abro mão dele de jeito nenhum."

Thell (baterista) é o mais vaidoso. Não viaja sem seus cremes e perfumes. Sua necessaire tem cremes para todas as partes do corpo, inclusive para a careca e não fica sem seu perfume Jean Paul Gautier. É considerado o mais "cheiroso" do grupo.

Pinha (repique) leva incenso, sempre; Marquinhos (voz e tantã) nunca viaja sem os óculos escuros e sua coleção de perfumes, e o Brilhantina (vocal e cavaco) sem suas jóias, principalmente uma gargantilha com um cavaquinho de ouro, que é seu amuleto da sorte.

E, você, já parou para pensar no que não falta nunca na sua mala? Que tal descobrir agora? Boa viagem.

O Estado de S. Paulo

Volta

Copyright © 1996-2000 Terra Networks S.A . Todos os direitos reservados. All rights reserved.