Turismo Brasil Serras brasileiras Serra Gaúcha Aparados da Serra
 
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Serra Gaúcha

Conheça o Parque Nacional de Aparados da Serra

Leia mais
Serra Gaúcha
  Introdução
  Três Coroas
  Gramado
  Atrações em Gramado
  Aparados da Serra
  Canela
  Atrações em Canela
  Nova Petrópolis
  Atrações em Nova Petrópolis
  São Francisco de Paula
  Atrações em São Francisco de Paula
  Vale dos Vinhedos
  Colônia de São Pedro
  Roda dos Tropeiros
  Linha Bonita
  Cachoeira do Salto Ventoso
  São José dos Ausentes
  Fotos: visita virtual às cidades

Serviços:
  Mais informações
  Rodoviárias e serviços
  Previsão do tempo

 
As belas paisagens do Parque Nacional de Aparados da Serra podem ser apreciadas por quem vai à Cambará do Sul, na serra gaúcha, ou à Praia Grande, já no estado de Santa Catarina. Central de informações, serviço de guias, auditório, centro de exposições e uma lanchonete facilitam o acesso ao local. Mas, atenção, é proibido acampar ou fazer piqueniques pelo local. O parque, localizado a 17km do centro de Cambará do Sul, é o endereço do cânion Itaimbezinho.

As paredes rochosas se estendem por seis quilômetros, formando um vale com largura de 600 e 2 mil metros. No Aparados da Serra, os turistas têm a circulação limitada. Para caminhar pelos 12 mil hectares do parque é preciso contratar um guia.

Existem mais 18 cânions no município. Mas as trilhas complicadas e passagens por fazendas particulares dificultam o acesso. Um exemplo é o cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, distante 23km do centro de Cambará. Até a Fortaleza, o trajeto é estrada de chão. No local, por não haver infra-estrutura, não é cobrado ingresso. O Parque é administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Redação Terra

Volta