Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  SUA SAÚDE
Lave o corpo e a alma com um bom banho

Água é saúde
» Introdução
» Beba água
» Mergulhe
» Mexa-se
» Perca o medo

Fala-se muito no poder dos cosméticos. A cada dia, surgem novos sabonetes, shampoos e cremes revolucionários que prometem deixar nossa pele macia, suave, corada, aveludada, jovem, hidratada... mas às vezes nos esquecemos de que o principal tratamento de beleza ainda é o banho.

A dermatologista Adriana Awada explica que, a cada 28 dias, as células de nossa epiderme (a camada superficial da pele) são trocadas, e o banho ajuda a eliminar as que já estão mortas. "A exfoliação do corpo com produtos específicos não deve ser feita diariamente, pois pode retirar células superficiais sem que as outras estejam prontas. Um bom banho pode cumprir o papel, e a exfoliação pode ser feita a cada 20 dias".

Para comprovar a diferença que faz um bom banho com água e sabão, a doutora Adriana usa como exemplo a pele das brasileiras: "O efeito de não se tomar banho todos os dias pode ser verificado na pele das mulheres européias, por exemplo, que nem sempre têm esse hábito. Você pode observar que a pele delas não tem o viço da pele das brasileiras, pois a falta de banho causa, de um lado, um aumento da oleosidade e, de outro, a desidratação e o envelhecimento da pele."

Mas, além de ser um tratamento de beleza, o banho também pode fazer milagres pelo nosso bem-estar físico e mental. Veja algumas dicas:

  • Jogar uma ducha fria sobre o corpo depois de um banho quente ativa a circulação e renova as energias (mas tenha cuidado para não sofrer um choque-térmico).
  • Misturar óleos essenciais na banheira é uma verdadeira terapia: os óleos de camomila e lavanda têm efeito calmante; os de menta e gengibre são bons para o aparelho respiratório e os de alecrim e laranja auxiliam a concentração.
  • Para quem pode, existem também os banhos japoneses em banheiras e ofurô e a hidromassagem, que prometem efeitos como o embelezamento da pele, o combate às dores musculares e a tonificação da musculatura.

    Redação Terra

  • volta
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade