Vida e Saúde Qualidade de Vida
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Qualidade de Vida
  Ansiedade
Tratamentos para ansiedade

Ansiedade
» Introdução
» Unhas roídas
» Arrancar os cabelos
» Outros transtornos
» Tratamento
Veja também:
» Yoga
» Mais exercícios

Existem várias abordagens em se tratando de tratamento da ansiedade patológica. Cabe ao profissional de Psicologia escolher a forma adequada a cada caso. Mas antes de partir para tratamentos psicológicos ortodoxos, como a psicoterapia, usualmente os profissionais aderem a terapias alternativas.

A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Sair do sedentarismo é o primeiro passo para quem não está convivendo bem esse estado desconfortável. Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. “Essa alternativa costuma funcionar dependendo do investimento da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios”, diz a psicóloga Luciana Nunes.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora já pode ajudar bastante a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa: “Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar”, explica Luciana Nunes.

Outra forma alternativa é a yoga, que oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo. Este controle, conseguido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação, tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

Além da ioga, outra alternativa de controle da ansiedade é a massoterapia, por meio da qual o existe um relaxamento muscular, estimulação. “Se tiver uma abordagem mais oriental, busca o equilíbrio emocional. Uma mulher que está se separando, por exemplo, vai ter uma sensação de energização, de volta ao centro, de equilíbrio. Mas corre o risco, de terminada a sessão de massagem, ter a emergência de pensamento de solidão”, exemplifica a psicóloga Luciana Nunes, alertando sobre as terapias alternativas.

Tereza Melo Sousa/ Especial para o Terra

volta | mais artigos de Qualidade de Vida

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade