Vida e Saúde Gravidez e Filhos
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Gravidez e Filhos
  CRIANÇAS
Dicas para tratar das doenças infantis no verão

Leia mais
Introdução
Férias na praia
Férias na fazenda
Controle as guloseimas
Dicas para o verão

Há certos problemas que podem não ser graves, mas dão a maior dor-de-cabeça. Confira algumas dicas para prevenir doenças que atacam a criançada durante o verão e deixe seus filhos saudáveis para agitar as férias inteiras.

Brotoeja
No calor, as crianças pequenas costumam ter pequenas bolinhas vermelhas nas dobras da pele, as brotoejas. Por si só, elas não são perigosas, mas são porta de entrada para infecções como o impetigo. Essa doença causa bolhas na pele e é facilmente transmitida de criança a criança. Ao saber que alguma criança está com a doença, procure tratamento médico e evite contato muito próximo com as outras.

Dengue
Com a chegada do verão, é bom tomar cuidado com a dengue. Além de não deixar água parada em casa, evitando que ela se torne mais um foco da doença, mantenha seus filhos sempre protegidos do inseto transmissor. Abuse de repelentes.

Dermatite
Quem tem filhos que usam fraldas precisa tomar muito cuidado com a freqüência de sua troca durante o verão. Isso porque o contato com a fralda suja pode causar dermatite amoniacal, irritação na pele da criança devido à amônia contida na urina e nas fezes.

Micoses e Verrugas
A micose é outra doença muito comum entre as crianças no verão. Ela aumenta nesse período porque há mais transpiração, propiciando o desenvolvimento de fungos. Deixar os pés úmidos ao sair do banho ou da piscina também facilita a entrada de migroorganismos, como o que gera o olho-de-peixe e o vírus da verruga. Essas doenças precisam ser tratadas pois são contagiosas. Procure sempre um médico.

Comer plantas
É muito comum que crianças brincando em casa comam plantas do jardim. Se isso acontecer, ou se suspeitar que tenha ocorrido, leve-as imediatamente ao serviço médico. Não as dê nada para comer ou beber, nem as induza ao vômito. Algumas plantas são muito tóxicas e corrosivas, podendo causar danos ao esôfago se forem vomitadas. As mesmas medidas se aplicam à ingestão de produtos químicos.

Thais Gurgel/ Redação Terra

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade