Previdência Privada

5 de janeiro de 2006
Planos têm risco variável conforme idade

Com o objetivo de adequar os produtos ao perfil de clientes e ampliar a possibilidade de ganho e de rentabilidade dos fundos, as seguradoras estão criando novos produtos de previdência privada. Os destaques são os planos que aplicam em mercados com risco variável conforme a idade do participante. Neles, as aplicações dos fundos, que podem ser de renda fixa e ações, por exemplo, se ajustam ao longo do período de contribuição até a aposentadoria.

O fundo começa com participação maior em bolsa, visando ampliar o retorno e acelerar o crescimento do capital. Nesse período, valem mais os depósitos e uma eventual perda terá efeito pequeno sobre a aposentadoria futura. E, no final do período de acumulação de recursos, o fundo de renda fixa será predominante, reduzindo assim o risco de um prejuízo que possa comprometer os objetivos de aposentadoria do participante.

Para exemplificar, o fundo poderá passar os primeiros anos com aplicação de 30% em bolsa e 70% em renda fixa, migrando depois para 20% em ações e 80% em renda fixa, até atingir quase 100% em renda fixa nos anos finais do período de contribuição. A estratégia tem por objetivo reduzir os riscos de perdas.

É uma alternativa, sem dúvida, a ser estudada e pode ser interessante para aqueles que procuram ampliar os rendimentos acumulados. Mas, é importante verificar como essas composições serão alteradas no decorrer dos anos e certificar-se de que os recursos irão para a renda fixa nos anos finais. Não vale a pena arriscar a aposentadoria com investimentos em dólar ou ações quando o fim do período de contribuição estiver próximo. Imagine que você tenha um plano cambial. Em 2005, o dólar caiu 12,4% e acumula baixa superior a 30% nos últimos três. Isso poderia comprometer seriamente seu objetivo de aposentadoria.

Essa modalidade já é sucesso nos Estados Unidos, onde a carteira desses fundos praticamente triplicou nos últimos quatro anos e foram responsáveis por mais da metade dos planos corporativos vendidos. Inicialmente a opção será oferecida para participantes de planos corporativos, mas é possível que sejam vendidos esse ano a participantes individuais. Portanto, fique atento.
(Da Redação do DiárioNet)