Prefeitos do Foursquare contam “planos” para SP

Prefeitos do Foursquare contam “planos” para SP

Tiago Dias

Em uma realidade paralela e virtual, São Paulo tem um prefeito a cada esquina. No Foursquare, aplicativo de geolocalização popular nos smartphones – são 20 milhões de usuários em todo mundo -, cada estabelecimento, prédio, rua, mercado, parque e até motel tem seu próprio mayor (prefeito em inglês).

O cargo majoritário imaginário é objeto de desejo entre os internautas - embora não se tenha poderes para mandar e desmandar na comunidade -, mas o processo de escolha não é tão democrático assim. Um usuário se torna prefeito de um lugar quando ele é o primeiro a visitá-lo. Perde o posto quando outro passa a ser um frequentador mais assíduo que o ‘mayor’. Para se ter ideia da rotatividade do “cargo”, a mayor da Estação da Luz, ouvida pelo Terra, perdeu o posto durante a finalização desse especial.

Em um exercício de imaginação, o Terra propôs aos prefeitos virtuais de seis lugares de São Paulo que se colocassem no lugar dos candidatos reais à prefeitura: o que eles fariam na cidade se tivessem o poder e a cobrança de um prefeito de verdade? E o que de fato eles esperam do próximo político a ocupar a cadeira do Palácio dos Bandeirantes? Confira as respostas: