A escolha da bicicleta é um ponto importante para quem pensa em adotar o ciclismo como forma de locomoção diária. Existem diversos tipos de bikes, cada uma com características próprias que se aplicam a diferentes situações de uso. “Antes de comprar uma bicicleta é sempre bom pesquisar, se possível experimentar andar em alguns tipos diferentes de bike, e conversar com pessoas que entendam do assunto”, indica Eduardo Macedo, ciclista e dono de uma bicicletaria.
“Busca uma bicicleta de tamanho adequado à estrutura física de cada um, e com características adequadas para o tipo de trajeto que se faz na rotina é importante para obter uma boa experiência ao pedalar pelas ruas”, diz Marcus Aguiar da Silva, ciclista proprietário de uma loja de bicicletas.
Bicicletas leves, do tipo “speed”, por exemplo, são boas para quem gosta de velocidade e vai pedalar praticamente só no asfalto. Já as chamadas “mountain bikes” são mais resistentes para terrenos irregulares. Para quem encara um trajeto de muitas subidas no dia-a-dia é aconselhável investir em um bom sistema de câmbio.
Tanto Aguiar quanto Macedo, que montam bicicletas personalizadas em Porto Alegre, afirmam que, acima de tudo, o mais importante é estar com a bike revisada antes de sair pedalando no trânsito – isso significa checar as condições dos freios, câmbio, rodado, pneus, etc.
Eles também recomendam a adoção de alguns acessórios básicos de segurança para o ciclista urbano:

• capacete
• luzes sinalizadoras (vermelha atrás e branca na frente, para seguir o padrão já reconhecido por veículos motorizados)
• luvas
• cadeado do tipo “u-lock”
• kit de chaves e câmara reserva, para o caso de ter um pneu furado no meio do caminho.