Quem está começando a se aventurar de bicicleta no trânsito, pode encontrar nos grupos uma boa chance de aprender com ciclistas mais experientes e de ir ganhando confiança para adotar um novo meio de transporte.

Grupos como o PedAlegre, da capital gaúcha, tem a maioria de seus eventos adequados para ciclistas menos experientes, pois oferecem organização e segurança. Além dos grupos e pedais coletivos, o Brasil também conta com outros tipos de inciativas que ajudam a inserir novos ciclistas nas ruas.

Entre elas está o projeto Bike Anjo, presente em cidades de diversos Estados, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Ceará, entre outros. Nele, ciclistas experientes atuam como voluntários que acompanham ciclistas novatos no trânsito, dando dicas de como pedalar com comportamento adequado pelas vias urbanas e de como fazer isso com segurança. Em algumas cidades, voluntários do projeto promovem oficinas para ensinar a quem não sabe andar de bicicleta, mas tem vontade de aprender, em eventos abertos a pessoas de qualquer idade.