NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


TERRORISTA DE OKLAHOMA CITY

Atentado de Oklahoma foi vingança contra
a morte de fanático no Texas

Daniel Bittencourt/Redação Terra

Foto AP
Ação de um homem causou a morte de 168 pessoas. (AP)
Vingança. Esta foi a justificativa de Timothy McVeigh para explicar o mais cruel atentado terrorista da história americana. McVeigh, que afirma ter agido sozinho, estacionou uma van alugada carregada com duas toneladas explosivos na garagem do prédio federal Alfred Murrah para vingar a morte de 80 seguidores da seita Ramo Davidiano em Waco, Texas. A coincidência mórbida: o dia 19 de abril.

David Koresh, líder do grupo, era acusado pelo governo americano de posse ilegal de armas e maus-tratos contra menores de idade. Reivindicando-se a reencarnação de Jesus Cristo, Koresh era líder de uma das tantas milícias de extrema-direita nos Estados Unidos. Em seus pronunciamentos, David Koresh dizia que tinha o direito tanto de se armar quanto o de praticar sua religião. O caso tornou-se em um dos episódios mais trágicos do governo Bill Clinton.

Em 28 de fevereiro de 1993, agentes do Escritório de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo dos Estados Unidos (ATF, sigla em inglês) tentaram invadir a fazenda dos Davidianos para prender Koresh. Na ação, quatro policiais morreram na troca de tiros. Neste instante, começou o cerco à sede da seita, o Rancho do Apocalipse. O FBI exigia a rendição de Koresh e 120 seguidores, amotinados na fazenda.

No domingo de Páscoa, 52 dias depois do começo das negociações da rendição, agentes federais iniciaram a invasão. Tanques, carros e bombas de gás lacrimogêneo foram utilizados pelo FBI para acabar com o motim. No momento da invasão, um incêndio tomou conta sede da fazenda – 80 pessoas, entre eles David Koresh, morreram. Dezessete crianças foram encontradas mortas. Era um 19 de abril.

Exatos dois anos depois, McVeigh detonou um prédio federal em Oklahoma City, a 400 quilômetros de Waco. Mais tarde, a explicação para o ato terrorista: além de vingar as mortes em Waco, Timothy McVeigh lembrou o caso Randy Weaver, líder racista morto com a família em um cerco do FBI em Idaho, em 1992. "O que o governo fez em Idaho e Waco foi sijeira, que eu devolvi para eles em Oklahoma".

volta

  
CAPA

Voltar


GALERIA DE FOTOS

Veja as imagens do maior atentado da história dos EUA


FÓRUM

A pena de morte é a melhor solução para McVeigh?


VOLTAIRE SCHILLING

Os fascinados
pelo facínora


MORTE DE MCVEIGH

Cobertura da imprensa vira espetáculo mórbido


ATENTADO A BOMBA

Ação de um homem determina a morte de 168 pessoas


ÚLTIMAS HORAS

McVeigh come sorvete antes de morrer


FRENESI NA MÍDIA

Mais de mil jornalistas querem ver a execução


PENA DE MORTE

Pena capital é adotada em mais de 60 países


TERROR NO CINEMA

Hollywood retrata terrorismo com superficialidade


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade