5Livro ensina educação sexual para crianças em PE

Um livro paradidático distribuído pela rede municipal de educação do Recife (PE) em 2010 gerou polêmica ao tratar da educação sexual para crianças. No material, entregue para estudantes com idade entre 6 e 8 anos, há diálogos como: "O pênis do papai fica duro também? Algumas vezes. E o papai acha muito gostoso" ou "Aqui é o seu clitóris, que faz as mulheres sentirem muito prazer ao ser tocado, porque é gostoso". O livro integrava o kit escolar das escolas municipais.

As ilustrações que acompanham os textos mostram, por exemplo, meninas e meninos se masturbando. "A verdade é que essa brincadeira não causa nenhum problema", diz o texto. Toda a polêmica está contida no livro Mamãe, como eu nasci?, escrito por Marcos Ribeiro com ilustrações de Bia Salgueiro.

Diante da denúncia de um vereador sobre a obra em 2010, a Secretaria de Educação do Recife determinou o recolhimento dos 20 mil exemplares distribuídos pela rede escolar e orientou professores e diretores das escolas a pedir aos alunos a devolução dos livros.

foto: Divulgação

[Fechar]
[Fechar]