4Livro de geografia faz a transposição do rio São Francisco

O exemplar Conexões-Estudos de Geografia Geral e do Brasil, distribuído a professores em todo o País como uma das opções de livro didático a ser adotado nos próximos três anos, foi rejeitado em 2011 por professores de escolas públicas do Rio de Janeiro por conter informações erradas. A obra fez a "transposição" do rio São Francisco e mudou o curso de suas águas.

Segundo O Dia, em uma das páginas aparece uma ilustração da vista aérea do rio, em Maceió (AL). O problema é que, segundo o professor de geografia Marcelo Moura de Paiva, que denunciou a falha, a capital do Estado é uma cidade litorânea que não é banhada pelo São Francisco. A obra foi incluída no guia do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). "É um descaso muito grande com o ensino público. Os livros foram aprovados por uma comissão de notório saber. Como deixaram passar o erro?", questiona Marcelo.

A Editora Moderna informou que sua equipe editorial já havia identificado incorreção em legenda e foto que constam em um de seus livros de divulgação. O MEC disse que a obra será adotada com correção a partir de 2012.

foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia