Saiba tudo o que você precisa para realizar uma boa prova

Além dos conteúdos, que devem ter sido revisados durante o ano, algumas últimas recomendações e dicas podem ser decisivas neste momento. Confira o que dizem especialistas para ajudar você a se preparar na reta final.

» O que você não pode deixar de revisar

Fique tranqüilo
- Na véspera da prova, tente manter a traqüilidade e respeite sua rotina. O estudante pode optar por relaxar ou revisar conteúdos, mas desde que sejam resumos pequenos. Evite estudar assuntos novos para que a ansiedade não aumente.

- Mesmo que a opção seja estudar na véspera, tente intercalar os momentos de estudo com alguma atividade que lhe dê prazer e faça-o sentir-se bem.

- No dia da prova, sua rotina também deve ser respeitada. Alguns alunos se sentem mais confiantes se tiverem uma "cola" por perto para dar uma última olhada antes da prova, outros preferem tentar se manter tranqüilos e não pensar nos conteúdos.

- Tenha sempre em mente os conhecimentos adquiridos e o esforço para chegar até ali ao invés de focar seu pensamento nas disciplinas que você tem mais dificuldade.

- Antes da prova, procure fazer um relaxamento, alongar o corpo e respirar fundo. Se você sentir que está muito ansioso, feche os olhos e pense em uma situação agradável e tranqüila, como se você estivesse com amigos ou na praia.

- Quando receber o teste, dê uma olhada geral nas questões e comece pela disciplina que você tem mais facilidade para sentir-se mais seguro.

- Quanto aos pais, é importante que eles respeitem a vontade dos estudantes e deixem claro que eles estão à disposição caso os jovens precisem de ajuda.

- Outra dica para os pais de vestibulandos é que eles evitem deixar os estudantes ainda mais ansiosos e que expliquem para os filhos que o vestibular é apenas um exame e não uma maneira de mensurar se alguém é melhor ou pior que os outros.

Fonte: Dulce Helena Hatzenberger - coordenadora do Departamento de Psicologia do Trabalho da PUCRS.

Alimente-se bem
- Na véspera da prova, o ideal é manter a rotina alimentar, apenar evitando exageros. Ou seja, mesmo que você não costume ter uma alimentação saudável, evite excesso de frituras e comidas muito gordurosas, como estrogonofe ou maionese. O objetivo é evitar um desequilíbrio da função gastro-intestinal.

- Tome cuidado também para não comer fora de casa, principalmente se o restaurante ou lanchonete não forem conhecidos. Evite o risco de contrair infecção intestinal, muito freqüente no verão em função da rapidez com que os alimentos se deterioram nas altas temperaturas.

- Um dia antes do exame, evite também ingerir bebidas alcoólicas em doses elevadas. O álcool, quando em grande quantidade, é um depressor do sistema nervoso central, causando lentidão de raciocínio e de reflexos. Além disso, ele bloqueia a produção de glicose pelo fígado, podendo causar hipoglicemia (redução dos níveis de glicose no sangue), o que compromete o funcionamento cerebral. O abuso na véspera pode também trazer mal-estar digestivo e dores de cabeça.

- No dia da prova, tome os mesmos cuidados da véspera e privilegie alimentos como arroz, pão, bolachas, polenta, aipim, batatas e bolos. Eles possuem os chamados carboidratos complexos, que são vantajosos porque liberam glicose de forma lenta e contínua para o cérebro. Outra qualidade desses alimentos é que eles aumentam as quantidades de serotonina, um hormônio do bom humor e do prazer.

- O leite também é uma excelente fonte precursora de serotonina. Está liberado.

- A hidratação é fundamental no dia da prova, principalmente durante o vestibular de verão. É preciso garantir a reposição das perdas pelo suor, ocasionadas pela descarga de adrenalina da própria condição de ser vestibulando e pela alta temperatura da estação. O ideal é que se use água ou bebidas com glicose, como sucos naturais e água de côco. Se não for possível, refrigerantes também podem ser consumidos.

- Os excitantes cerebrais, como café, guaraná, ou bebidas energéticas só trazem benefícios se o vestibulando estiver com poucas horas de sono e necessitar ficar alerta.

Fonte: Cileide Moulin - coordenadora do curso de Nutrição da UFRGS